SAÚDE NEON JULHO: Campanha alerta para a adequada higienização bucal

Crédito da foto: Ilustração Movimento Julho Neon alerta para os cuidados com a saúde bucal

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Com o intuito de chamar a atenção para a importância da saúde bucal, o Movimento Julho Neon é realizado no sétimo mês do ano e busca ressaltar a adequada higienização da boca para evitar a formação de cáries na fase adulta. A higiene bucal é o conjunto de práticas que garantem a saúde dos dentes e da gengiva, favorecendo um sorriso saudável e um hálito puro.

O objetivo é ampliar o acesso à saúde bucal de qualidade, adotando julho como o mês de conscientização da importância da saúde bucal. A campanha visa cuidados diários e a necessidade de consultar especialistas no tema, como destaca a cirurgiã-dentista, Maryanna Nunes Filgueira.

A especialista em odontologia falou sobre o tema. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. “Este é um Movimento para ressaltar a importância da saúde bucal, evidenciando a preocupação com os cuidados diários com a saúde bucal e a necessidade de consultar com frequência um cirurgião-dentista”.

A ideia do Julho Neon é promover o acesso aos tratamentos por meio de parcerias com duas Ongs – “Doutores das Águas” e “Turma do Bem –TdB” – para levar saúde às comunidades menos favorecidas do Brasil. Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que a pessoa pode adotar para manter os dentes e gengiva em ordem.

A cirurgiã-dentista enfatiza que um dos principais hábitos que devemos estimular em relação à manutenção da saúde bucal é o hábito de escovar os dentes três vezes ao dia. Ela também destaca outros hábitos para ter uma saúde bucal ótima.

“Ter o hábito de realizar escovações diárias (3x ao dia), uso diário de fio dental, evitar alimentos ricos em açúcares e visitar periodicamente o seu dentista”, diz.

Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. A escovação adequada e frequentemente realizada de maneira correta é extremamente efetiva.

Maryanna Filgueira disse que existe uma periodicidade que deve ser respeitada na ida ao dentista para a realização de consultas. Segundo ela, a recomendação é que as visitas periódicas ao dentista sejam realizadas a cada seis meses para a realização de procedimentos preventivos.

A regularidade de buscar um profissional para a saúde bucal deve acontecer logo nos primeiros dias de vida da criança. “Desde a primeira infância. Por isso existem muitos profissionais que se qualificam para atender recém-nascidos e crianças. Estendendo-se assim, pela adolescência e vida adulta”, salienta.

Especialistas apontam que a primeira medida a tomar é ter em mente que não se pode esperar sair os dentes nas crianças para que se inicie a limpeza. Em crianças em que os dentinhos ainda não saíram é recomendado a utilização de uma gaze ou fraldinha limpa do bebê e envolver no dedo indicador. A fralda deve ser molhada em água fervida ou filtrada e passar no interior da boca, incluindo a bochecha e língua.

Quando os primeiros dentes começarem a sair, a escova deverá entrar em cena e que os responsáveis pelas crianças devem ter cuidado na compra e utilização do equipamento para fazer a limpeza na boca da criança. A escova deve ter o cabo curto, a cabeça curta, arredondada e macia para evitar que a criança se machuque. E quem é que deve fazer essa limpeza? Um adulto, porque até os três anos a criança não tem habilidade alguma para fazer isso sozinha (escovação dos dentes).

O responsável pela criança deve fazer movimentos circulares em mais ou menos quatro e quatro dentes, tanto nos dentes anteriores como nos dentes posteriores, nos superiores, nos inferiores, pelo lado de fora e também pelo lado de dentro. Quando terminar de fazer o procedimento em todos os dentes deve passar suavemente a escova nas bochechas e também na língua.

Enquanto a criança não tem dentes basta uma vez por dia a frequência que tem de ser para a limpeza da boca da criança. Depois disso até os dois anos de idade duas vezes (dia), e a partir dos três anos de idade fazer três vezes por dia, principalmente antes de dormir para evitar que fique resto de comida parado por um longo período de tempo. Isso favorece o desenvolvimento de cárie.

A especialista em odontologia enfatiza ainda que os riscos quando se negligencia o cuidado da saúde da boca são inúmeros. “Desde acúmulo de placas bacterianas até lesões, perda óssea, perda dos elementos dentários, infecções, entre outros”.

Um plano odontológico facilita os cuidados com a saúde odontológica para que as pessoas tenham uma saúde bucal. “o plano facilita o acesso do seu usuário ao dentista, disponibilizando inúmeras especialidades para atender todas as demandas”.

MEDIDAS

Entre as medidas mais simples para que cada pessoa possa diminuir o risco de desenvolver cárie, gengivite e outros problemas bucais estão a correta escovação dos dentes e o uso do fio dental diariamente, ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.

Outras medidas são: usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor; o uso de exanguante bucal também com flúor, neste caso se o dentista recomendar para a pessoa; e garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor.

MEDIDAS SIMPLES:

Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.

Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.

Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.

Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.

Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Fonte: Jornal de Fato

 

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário