PROGRAMA EDUCACIONAL INÉDITO NO RN: Governadora anuncia projeto ousado na Educação com a construção de escolas nos moldes dos IFRNs em 12 municípios do Estado

A governadora Fátima Bezerra ficou conhecida, quando cumpriu mandatos na Câmara Federal, como a ‘deputada dos IFs’.

É que Fátima se dedicou a ações junto ao Ministério da Educação, que garantiram instalação de Institutos Federais em vários estados do país, incluindo o Rio Grande do Norte.

Os IFs mudaram a vida de muitos estudantes.

Foi com essa bagagem que deu certo que a governadora anunciou a criação de institutos estaduais, tomando por base os que deram certo e pelos quais ela imprimiu sua marca na Educação.

Os institutos do Estado serão instalados, dentro do “Programa Nova Escola Potiguar”, nos municípios de Alexandria, Areia Branca, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Mossoró, Natal, Santana do Matos, São José de Mipibu, São Miguel, Tangará, Touros e Umarizal, onde as Prefeituras farão doação do terreno com área mínima de 8.500 metros quadrados.

O projeto, maior investimento da história do Rio Grande do Norte no setor, custará R$ 400 milhões de recursos próprios e do Governo Cidadão/Banco Mundial.

Além dos IERNs, o programa contemplará mais 182 escolas estaduais com obras de reforma.

“Quis o destino que uma professora comprometida, que se inspira em Paulo Freire e que defende uma educação de libertação, assumisse o Governo do Estado para realizar iniciativas deste porte”, afirmou Fátima no lançamento do programa.

Parte dos recursos investidos vem do antigo Fundef, recebidos pelo Estado a partir de uma ação judicial que tramitou por 18 anos contra o Governo Federal.

“Quando assumi o governo pedi à Procuradoria Geral do Estado que desse todo foco nesta ação porque sabia da importância. Fui ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, e disse das dificuldades do Estado, e que o dinheiro faria muita diferença. O ministro foi muito sensível e, uma semana após, o processo foi finalizado e os recursos chegaram para o RN”, comemorou Fátima Bezerra.

“Emoção e satisfação tomam conta do coração desta professora porque o PNEP (Programa Nova Escola Potiguar) é o maior investimento na educação na história do RN”.

Fátima disse que o grande desafio será entregar 12 IERNs, com padrão do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), até o final do próximo ano.

“Mesmo tendo recebido o Estado quebrado e desestruturado, com planejamento e muito trabalho, conseguimos superar as dificuldades e voltar a investir”, ressaltou a governadora.

Fotos Elisa Elsie

FONTE: THAISA GALVÃO