Imposto de Renda 2022: Saiba quais os documentos você já precisa separar para realizar sua declaração


Estamos chegando na metade do mês de fevereiro, mas já é bom ir se preparando para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda.

Mesmo que ainda não tenha sido divulgado oficialmente pela Receita Federal quando começará os recebimentos das informações referente ao calendário 2021, a mesma orienta que o cidadão comece a organizar os documentos para evitar imprevistos e agilizar o processo.

Visto que existem situações em que o cidadão necessita solicitar segunda via de documentos, o que não ocorre de imediato e muitas vezes, podem demorar alguns dias.

Com os documentos em mãos, você permite que o envio da declaração seja feito assim que liberar o programa de preenchimento e transmissão de dados.

Vale destacar, que quanto mais cedo se envia os dados mais tempo tem para fazer correções, além da vantagem, caso tenha restituição a receber, geralmente, as primeiras declarações enviadas, são as incluídas nos primeiros lotes liberados.
Revise bem os seus documentos

Também é importante salientar que a organização prévia dos documentos, reduz o risco de enviar dados errados. E na hora de fazer a declaração deve-se cuidar para preencher todas as informações corretamente, desse modo, evita-se de cair na malha fina.

Mesmo que a lista de informações necessárias não seja exatamente a mesma, os documentos necessários, normalmente, são: os informes de rendimentos; os gastos relativos a educação e à saúde; os dados e as despesas referentes aos dependentes; as escrituras de imóveis; os documentos de veículos; e os extratos de investimentos.

Também é importante separar os informes de aluguéis e de bens móveis e imóveis se tiver recebido, além de gastos com IPTU.
Resumindo, comece a organizar:
Informe de rendimentos da empresa em que você trabalha ou trabalhou no ano anterior
Informe do saldo de suas contas (conta corrente ou poupança) em 31/12/2021
CPF, título de eleitor e endereço completo
CPF do cônjuge no caso de casamento
Nome completo e CPF dos dependentes, se houver
Dados de bens automóveis, imóveis, aplicações entre outros

Com essas informações você já pode ficar mais tranquilo. Mas lembrando que a documentação completa para envio depende de cada caso. Por isso, certifique-se de que está informando tudo o mais correto possível. E que mudanças podem ocorrer, por isso preste atenção aos informes da Receita Federal, havendo dúvida consulte um profissional especializado.

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