Com Informações do Diário do Poder
Levantamento realizado pelo Diário do Poder com os resultados eleitorais mais recentes nos estados revela que apenas dez unidades da federação podem definir a eleição de governador no primeiro turno, em outubro. Pré-candidatos que aparecem com 40% têm chances de obter mais votos que a soma de seus adversários: no Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Roraima.
A regra é clara
Votos válidos desconsideram as anulações e abstenções dos eleitores. Se um candidato obtiver 50% mais um voto, vence no primeiro turno.
À frente
A prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita (MDB), é a pré-candidata mais bem colocada das pesquisas: tem 70%, segundo o Instituto Padrão.
Atual bem
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e o governador mineiro Romeu Zema (Novo) também têm chances de reeleição no 1º turno.
Partido de um só
Até agora, o Avante tem só um pré-candidato a governador, em 2022: André Janones, em Minas. Deputado federal do ex-PTdoB, ele também está disponível para uma candidatura ao Palácio do Planalto.
Já foi grande
O PT de Lula conquistou cinco governos estaduais em 2010 e 2014. Quatro, em 2018. Em 2022, tem só um pré-candidato à frente nas pesquisas: a potiguar Fátima Bezerra, candidata à reeleição.
Faltou
O Distrito Federal e o Amapá ainda não foram alvos de pesquisas, este ano. Em 2021, o governador Ibaneis Rocha (MDB) liderava no DF e o ex-governador Camilo Capiberibe (PSB-ES) estava à frente no Amapá.
Frase do dia
Agora é oficial! Vivemos uma ditadura do STF no Brasil
Senador Luiz do Carmo após bloqueio do Telegram pelo ministro Alexandre de Moraes
Quadro atual
No DF, devem concorrer contra o governador Ibaneis Rocha (MDB) em outubro, Lucas Salles (DC), Rafael Parente (PSB), Izalci (PSDB) e Keka Bagno (Psol). PT, PV e PCdoB têm 4 na pré-lista.
0 Comments:
Postar um comentário