De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), 28.420 doses de estoque foram distribuídas para vacinação da D4 e o início da aplicação foi pactuada em reunião da Câmara Técnica da Vacina na quarta-feira passada (16). Ao contrário do que acontece no Rio Grande do Norte, o Ministério da Saúde recomenda a quarta dose para pessoas a partir de 80 anos. A recomendação foi emitida nesta quarta-feira (23). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou os estados que vêm se adiantando às recomendações do Ministério da Saúde. A 4ª dose deve ser aplicada 4 meses após a terceira dose.
Segundo o infectologista Kleber Luz, os idosos devem sempre ser prioridade em estratégias de reforço para vacinação contra a covid-19. “Com esse público, temos basicamente dois problemas. Primeiro, a imunidade do idoso é geralmente mais fraca do que a de um jovem, isso se deve a um processo chamado imunossenescência, onde o idoso envelhece e a imunidade vai caindo. O segundo aspecto é que a doença, de fato, é mais grave no idoso. Temos que protegê-los mais do que a população em geral porque quem mais morre por covid-19 são eles. É preciso reforçar o sistema imunológico dos idosos para que eles se mantenham ativos contra o vírus”, diz.
Na capital potiguar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que qualquer idoso a partir dos 60 anos pode receber a D4 com intervalo mínimo de quatro meses da terceira dose. Do mesmo modo, os imunossuprimidos que tenham completado quatro meses da D3, podem procurar um dos locais de vacinação para receber a dose adicional da vacina do fabricante Pfizer. O imunizante está disponível nas salas de vacinação das 58 Unidades Básicas de Saúde de Natal, bem como no Via Direta Shopping, Midway Mall, Partage Norte Shopping, Ginásio Nélio Dias e na Comjol Roberto Freire.
0 Comments:
Postar um comentário