Os eleitores das cidades de Benedito Novo (SC) e Ipanguaçu (RN) elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos, em eleições suplementares realizadas nesse domingo, dia 1º de junho.
Em Benedito Novo, foi eleito o candidato Jean Grundmann, do PP, com 56,04% dos votos válidos. Seu vice será Dario Tonolli (PSD).
Em Ipanguaçu, foi eleito o candidato Geraldo Paulino, do PT, com 52,28% dos votos válidos. O vice-prefeito será Valdereto Bertoldo (PPS).
A nova eleição em Benedito Novo foi marcada porque o candidato vencedor das eleições de 2012, Laurino Dalke (PMDB), teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Ele foi barrado pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), e a impugnação se baseou em uma condenação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de 2009, referente à prática de crime ambiental. Como o peemedebista teve mais de 50% dos votos válidos, a lei previu a realização de uma nova eleição.
Já em Ipanguaçu, a nova eleição foi determinada a partir da cassação do mandado do prefeito eleito em 2012, Leonardo da Silva Oliveira (PT), e do vice, Josimar da Silva Lopes (PSB), condenados por abuso de poder econômico na captação ilícita de votos, nas últimas eleições municipais. O presidente da Câmara de Vereadores assumiu a chefia do Poder Executivo do município até a realização do novo pleito.
Fonte: TSE
0 Comments:
Postar um comentário