Olho D'água do Borges completa hoje 51 anos de "emancipação política". População goza apenas o feriado municipal do Dia Cívico










Olho D'água do Borges: 51 anos de Emancipação Política


O município de Olho D’água do Borges está fazendo hoje dia 17 de dezembro, 51 anos de emancipação politica. Localizado na micro região de umarizal, com uma Área geográfica de 141 km2 e com aproximadamente 4.295 habitantes, distante 300 Km da capital, Natal.

O município de Olho D’água do Borges teve sua origem em antiga propriedade rural do século XVIII, a deduzir-se das posses de Domingos Borges de Abreu, posteriormente passada aos herdeiros, ampliada, cultivada e engrandecida por esses. 
  
Olho D’água do Borges foi transformada em distrito pela lei estadual nº 603, de 31/10/1938, subordinado ao município de Patu.

Através da lei estadual nº 912, de 24/11/1953, o distrito de Olho D’Água do Borges deixa de pertencer ao município de Patu para ser anexado ao novo município de Almino Afonso. Em 1963, foi desmembrado do município de Almino Afonso e elevado à categoria de município com a mesma denominação, pela lei estadual nº 2998, de 17 de dezembro de 1963.

A data de hoje nos traz uma angústia, e algo intrigante que nos leva até a uma determinada revolta. A sociedade Olhod'aguense está desprovida de conhecimento acerca de sua própria história, uma vez que o poder público municipal ao longo dos anos, não se preocupa em manter viva a história do processo de formação territorial e politica de nosso município. 

O feriado municipal de 17 de dezembro foi instituído pela Lei Orgânica Municipal Promulgada em 01/04/1990 pelo presidente Escolástico Paulino. Prefeitura deveria realizar pelo menos atividades culturais com a participação das escolas. 

Olho D’água do Borges exige que se preserve sua história, sua gente, sua cultura, na memória de tantos que a custa de muito sofrimento e suor desbravaram e ajudaram a fazer desta terra o nosso orgulho, ainda que manchado por tantas perseguições, descriminações e maldade.

Ainda assim FELIZ ANIVERSÁRIO, é com muita alegria que venho parabenizar, saudar toda população, todos os homens, mulheres, idosos, jovens e crianças, da nossa querida e sofrida Olho D’água do Borges, que completa hoje 51 anos da sua emancipação política dominada por uma oligarquia. O Prefeito é sobrinho da presidente da Câmara, que por sua vez é tia do prefeito. Município é administrado por tios, irmãos e sobrinhos há exatos 25 anos.

Jaime Fernandes  deu o ponta pé inicial rumo ao crescimento e ao desenvolvimento de Olho D'água do Borges. Criou Escolas, calçou a cidade, trouxe a CAERN e a TELENR e construiu o Hospital.


Acesso a Olho D'água pela RN 117. Chegada para quem vem de Caraúbas


Estado deplorável do mercado público. Prefeito Brenno é engenheiro mas não enxerga isso. O mercado é patrimônio dos filhos e das filhas de Olho D'água do Borges; faz parte da cultura e da história do município. Mercado foi palco das maiores festas de São João desta região na gestão dos ex-prefeitos Antônio Carlos de Paiva, Alfredo Xavier, Jaime Fernandes Pimenta e Antonimar Amorim Carlos. Foto: Google



Escola 20 de setembro construída na gestão do prefeito Jaime Fernandes. 1ª Escola de ensino fundamental e médio. Hoje, tem uma excelente estrutura física por pertencer ao ao Estado do RN.

Antonimar continuou a gestão de Jaime e realizou várias ações em todas as áreas. Na foto, com o governador Robinson Faria

Ex-prefeito Dedé Gonzaga elegeu os sobrinhos Jackson, Aroldo e Brenno. Foto: Google

Ex-prefeitos irmãos Jackson Queiroga e Aroldo Queiroga, herdeiros políticos de Dedé Gonzaga
Foto: Google

Governador Robinson Faria ladeado pelos Edis João Maria PT, Escolástico e Gildênia

Governador Robinson Faria ladeado pelos vereadores Gildênia Escolástico e João Maria PT

Edis Maria Helena, Géssica, Célia e Vilmar. Foto: Google


Vereador José Sérgio. Foto: Google


Célia Queiroga, presidente da Câmara. Foto: Google


Prefeito Brenno Queiroga. Foto: Google

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário