GESTÃO DE PESSOAS É UMA NECESSIDADE: Especialista conversa com servidores sobre políticas de gestão de pessoas

Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), promoveu, nesta quinta-feira (8), uma palestra interativa sobre “Política de Gestão de Pessoas”. O público-alvo da atividade foram os servidores ligados aos setores de Recursos Humanos do Governo do Estado e que integram a Rede Estadual de Gestão de Pessoas (Regesp).

A palestrante foi a coordenadora-geral de Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Marizaura Reis de Souza Camões, que é  graduada em Psicologia, especialista em Gestão de Pessoas no Setor Público e mestre em Administração, além de membro de carreira como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. 

O debate durou aproximadamente duas horas e contou com a participação ativa de todos os integrantes da Regesp na videochamada. O momento inicial foi instigado a partir do questionamento “o que é uma política pública e como se aplica na Gestão de Pessoas”. A partir daí o diálogo se desenvolveu apresentando exemplos de focos de uma política de gestão de pessoas, falas dos servidores sobre suas percepções, além relatos de seus ambientes de trabalho.

Segundo Marizaura Camões, "a literatura sobre este tema, na maioria das vezes, é voltada para uma realidade fora do Brasil e muito focada no setor privado. Neste setor é muito mais fácil medir resultados, são mais financeiros, envolvem metas, vendas e lucros. Já no setor público é diferente: envolve valores e a vida das pessoas. É uma forma mais subjetiva de medir o desempenho, a funcionalidade, a satisfação, entre outros fatores. Por isso, digo que não existe uma receita do bolo, mas sim boas práticas”.

A palestrante destacou que as políticas têm que ser participativas, inclusivas e com contribuição da equipe inteira. Alertou também para necessidade de atenção nas questões que podem tornar um servidor improdutivo, e que a Gestão de Pessoas lida diretamente com seres humanos e suas particularidades. 

Marizaura declarou que não é apenas uma questão dos Recursos Humanos, podendo as ideias inovadoras partirem de qualquer nível hierárquico. Ressaltou ainda que é importante a escuta ativa, onde todos se sintam ouvidos e possam dar suas opiniões, mesmo que essas opiniões não sejam totalmente acolhidas, pois é direito de todos serem ouvidos e sentir que podem fazer parte na tomada de decisões.

De acordo com Ilana von Sohsten, coordenadora da Cogep, essa foi apenas uma das palestras promovidas para a Rede Estadual de Gestão de Pessoas. Outras temáticas serão abordadas em oportunidades futuras. 

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário