Professores da rede de ensino de Natal iniciam greve na próxima sexta-feira. Já os professores da rede do RN não têm o que reclamar

Em assembleia na tarde de segunda-feira (06), os professores da rede de ensino de Natal decidiram entrar em greve a partir da próxima sexta-feira (10). A categoria reivindica a atualização salarial de 2020 da rede municipal da capital potiguar.

“A categoria está cobrando a atualização salarial de 2020, devida desde janeiro de 2020. Durante esses dois anos, a prefeitura nunca apresentou uma proposta que contemplasse 12,84%, que é previsto pela legislação. Estamos negociando esse tempo todo, mas nunca teve avanço”, explicou Bruno Vital, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN).

A principal cobrança dos professores é em relação ao ajuste salarial. No entanto, eles pedem melhorias estruturais nas escolas, como a aquisição de geladeiras e outros bens necessários para o funcionamento das instituições.

Segundo Vital, a prefeitura dispõe de recursos tanto para o reajuste quanto para a compra desses eletrodomésticos. “Sabemos que a prefeitura tem arrecadação de Fundeb que surpreende as expectativas da própria prefeitura. Ou seja, o dinheiro existe. E também para investir nas escolas. Há recursos para comprar os eletrodomésticos que são necessários e a prefeitura não o faz”, afirmou.

Apesar de deflagrar a greve, a categoria espera por uma nova proposta da prefeitura de Natal para quem sabe, em acordo, o movimento grevista ser suspenso.

“A categoria vai fazer a greve esperando que a prefeitura faça uma nova proposta, com o valor reivindicado. A gente espera que até sexta-feira a prefeitura se posicione sobre isso”, acrescentou.

O diretor do Sinte-RN falou ainda em cansaço dos professores devido aos desafios impostos pela pandemia de coronavírus e o longo prazo sem acordo com a gestão municipal.

“Os professores arcaram com custos do funcionamento das aulas, com retorno de forma presencial com desorganização das escolas, então os professores estão saturados desse descaso”, finalizou.