Antes de criar o negócio, a empreendedora tentou outros caminhos. No momento de escolher uma carreira, ela ficou em dúvida do que faria e foi incentivada pelos pais a estudar Engenharia Civil. No meio do curso, mesmo já trabalhando na área, ela percebeu que era o momento de testar outras opções. Carvalho decidiu seguir a vontade de trabalhar com moda, revendendo roupas principalmente para as colegas de faculdade.

Quando se formou na faculdade, em março de 2018, Carvalho abriu uma loja física. “Montei toda a loja mas, em menos de dois meses, o proprietário precisou de espaço e eu tive que entregar. Perdi todo o investimento que havia feito no local”, afirma. “Voltei a trabalhar como sacoleira, mas estava desanimada.”

No final de 2018, ela decidiu que era hora de parar temporariamente com o negócio e focar na capacitação sobre confecção de roupas e marketing digital. “Fui a vários eventos de empreendedorismo e fiz cursos na internet. Também falei com uma mulher que era dona de um e-commerce e ela me deu muitas dicas”, diz a empreendedora. O objetivo era voltar com o negócio, mas focado no online e com peças produzidas totalmente por ela. A nova marca foi lançada em janeiro de 2020.

Quando criou a Insânia, a empreendedora quis colocar o seu próprio gosto nas peças, usando estampas relacionadas à natureza, com flores e borboletas. A divulgação foi feita principalmente na página do Instagram da marca — já com 15 mil seguidores que a acompanhavam desde quando começou a vender roupas. Além disso, ela mandou suas peças para blogueiras divulgarem o negócio.

A marca faturou R$ 1 mil no primeiro mês e foi crescendo aos poucos. Em maio, subiu para R$ 35 mil e chegou a R$ 120 mil em agosto. Hoje, o faturamento mensal é de em torno de R$ 150 mil.

Stephanie Carvalho: empreendedora cria estampas baseadas em seu gosto pessoal (Foto: Divulgação)

Stephanie Carvalho: empreendedora cria estampas baseadas em seu gosto pessoal (Foto: Divulgação)

O diferencial da marca, segundo a empreendedora, são o atendimento e as peças que têm significado. Recentemente, Carvalho fez uma coleção inspirada em cidades mineiras históricas, com fotografias tiradas nos municípios homenageados. “Queremos levar a cultura de Minas Gerais para todo o Brasil, já que temos consumidoras espalhadas pelo território”, diz Carvalho. Atualmente, a maior parte das clientes vive em São Paulo.

A empreendedora ainda tem planos de inaugurar um espaço físico em Belo Horizonte: um showroom que poderá mostrar o conceito da marca. Mas o e-commerce continuará sendo prioridade do negócio. A expectativa é faturar R$ 1,8 milhão neste ano.