A medida possibilitará a realização de testes para conferir maior assertividade durante o período de cadastramento, elucidando quaisquer dúvidas neste processo.
O Ministério do Turismo prorrogou, sexta-feira (14.01), o prazo para abertura do sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O objetivo é realizar um período de teste com a rede de interlocutores estaduais antes do início oficial do período de cadastramento de novas cidades ou de atualização de informações sobre os destinos turísticos brasileiros. Com isso, a expectativa é de que a abertura ocorra no dia 26 de janeiro.
“Neste processo de atualização do Mapa contamos com a importante parceria da Rede de Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, que disseminam as informações para os demais interlocutores regionais e municipais. Juntos, agora, estamos testando a nova plataforma que, em breve, será disponibilizada a todos. Essa preparação é essencial para que possamos difundir conhecimento e ampliar a representatividade dos municípios brasileiros”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
A principal novidade da nova edição é que o Mapa do Turismo, que antes era atualizado a cada dois anos, poderá ser atualizado a qualquer tempo. Com isso, os gestores municipais poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários sempre que quiserem, desde que atendidos os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos regulamentados pelo Ministério do Turismo.
Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os órgãos oficiais de turismo das unidades federativas deverão revisar os dados, homologar o cadastro e validar sua composição e regiões turísticas, bem como apresentá-los ao Conselho ou Fórum Estadual de Turismo.
Com o cumprimento do novo cronograma publicado na Portaria MTur 3/2022, e apresentação da nova versão do Mapa, prevista para março de 2022, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, terão 30 dias para homologar os cadastros dos municípios no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que terá 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no sistema. Após a inclusão, este cadastramento terá validade de um ano.
Além dos critérios já conhecidos, foi adicionado na plataforma um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”, cujo objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que orientará a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.
MAPA DO TURISMO BRASILEIRO - É um instrumento gerido pelo Ministério do Turismo que reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor, possibilitando a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região do país. A última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro foi lançada pelo Ministério do Turismo em 2019 e reuniu 2.694 cidades de 333 regiões turísticas, seguindo vigente até o primeiro trimestre de 2022.
No Mapa do Turismo Brasileiro 2019, que pode ser consultado AQUI, os municípios estão agrupados em cinco diferentes categorias, definidas como A, B, C, D e E. A classificação leva em conta o desempenho da economia do turismo dos municípios, como a quantidade de meios de hospedagem, empregos gerados no setor e recebimento de turistas.
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
DESTE BLOG: Secretaria de Turismo de Olho D'água do Borges e o Conselho Municipal de Turismo já organizaram documentos exigidos pelo Ministério do Turismo.
0 Comments:
Postar um comentário