[VÍDEO] Máscara é eficaz contra covid e gripe: conheça os modelos

O uso de máscaras deve vir a se tornar mais frequente no Brasil mesmo depois da pandemia de covid-19. É o que avaliam médicos infectologistas. Para eles, além da prevenção ao coronavírus, no período pós-pandêmico as pessoas devem estar mais conscientes em relação à forma sobre como o uso da proteção também evita outras doenças respiratórias, como a gripe.

Há inúmeros tipos de máscaras: descartáveis, reutilizáveis e de diversos materiais e preços. Mas há uma unanimidade entre médicos especialistas e estudos científicos: sobre a maior eficácia do uso de máscaras PFF2 ou N95 para evitar doenças como a covid-19.

O Poder360 realizou um teste de eficácia de diferentes tipos de máscaras de proteção contra a covid-19. Foram testadas as máscaras: PFF2/N95; PFF2/N95 com válvula; cirúrgica de TNT SMS; 100% algodão com duas camadas; tecido poliéster com uma camada; e de folha de papel scott duramax.

Este não é um teste científico. Trata-se apenas de uma demonstração simples de como cada máscara retém ou não um jato forte de ar, como num espirro, por exemplo.

O vídeo produzido pelo Poder360 demonstra a efetividade da proteção da PFF2/N95. A PFF2/N95 máscara possui 2 tipos de filtragem: mecânica, que faz com que as partículas de ar fiquem presas nas fibras da máscara; e eletrostática, que atrai partículas que escapam da mecânica. Além disso, permite um ajuste melhor ao rosto.

Análise conduzida pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), publicada na revista Aerosol Science and Technology, avaliou 227 modelos vendidos no Brasil e indica eficácia de 90% a 98% das máscaras PFF2/N95 na capacidade de filtrar de partículas do tamanho do coronavírus. Em 2º lugar, ficaram as cirúrgicas: de 80% a 90%. Por último, as de tecido, cuja a eficiência registrou média de 40% –variando de 15% a 70%, dependendo da quantidade de camadas de tecido (1 a 3).

De acordo com a norma NBR 13698 da ABNT (íntegra – 481 KB), que trata sobre equipamento de proteção respiratória, a máscara brasileira, PFF2, tem proteção mínima de 94%.

Poder 360

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário