Cerca de 150 estudantes potiguares participam, nesta segunda-feira (11), de uma oficina que tem o objetivo de contribuir para a construção de metodologias e currículos direcionados à aprendizagem na idade certa. A ideia é que a mobilização colabore com o enfrentamento do desafio do atraso escolar. Planejado a partir da metodologia de design thinking, o encontro estimulará a criação coletiva de projetos que buscam, com o envolvimento ativo de adolescentes, desenvolver a cultura de sucesso escolar e, assim, fortalecer a rede de ensino do estado. A oficina acontecerá na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, a partir das 13h30.
A iniciativa está inserida no Programa Educacional Caminhos de Aprendizagens: Avexadas para Aprender, realizado pela Secretaria de Estado da Educação da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RN), com o apoio técnico do UNICEF e parceria do Itaú Social. Alinhado à estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF, o programa propõe ainda a escuta de adolescentes e a formação de professores e gestores para disseminar o enfrentamento da distorção idade-séria (dois anos ou mais de atraso escolar).
A oficina será promovida pela Ceça – Laboratório Colaborativo, marcando o início de uma série de encontros e mentorias e culminando com a apresentação de projetos voltados a alternativas para a participação engajada de estudantes nas discussões das escolas.
Portal da Tropical
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