Docentes da Uern participam de ato unificado em Caicó na quinta-feira

Antes, a ADUERN se reuniu com Promotores da área
11781783_885927848167115_397386292614255686_n
Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participam na próxima quinta-feira (30) de um ato em Caicó, região do Seridó. A atividade será realizada a partir das 9h, no mercado central da cidade, e visa reunir várias categorias do serviço público, que assim como o corpo acadêmico e técnico da Uern, também se encontram em greve.

O ato em Caicó dá continuidade ao ciclo de manifestações que os docentes, técnicos e estudantes da Uern tem participado no decorrer dos dois meses de greve na instituição. Mossoró e Natal já receberam atividades semelhantes, com a participação de centenas de trabalhadores de várias categorias organizadas e de militantes sociais. 
De acordo com o presidente em exercício da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Geraldo Carneiro, o atuação conjunta das categorias paralisadas é fundamental para o enfrentamento direto com o Governo do Estado, que até o momento nega-se a cumprir o acordo realizado com os servidores da universidade, ainda em 2014, e que tem inviabilizado diretamente a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS) dos professores. 
“É muito importante a realização de atos unificados com este, por fortalecem a luta das diversas categorias em greve e a resistência dos trabalhadores ante o descaso promovido pelo poder público, tanto na esfera municipal, quanto estadual e federal”, afirmou Geraldo Carneiro 
A Uern paralisou suas atividades no dia 25 de maio, os docentes da instituição reivindicam um realinhamento salarial de 12, 053% que garantirá a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCR) da categoria, além da realização imediata de concurso público e de uma série de melhorias estruturais nos campi da universidade.

Grevistas da Uern buscam MPRN em prol de solução para paralisação
A diretoria da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) se reuniu, na manhã de hoje, com a Promotoria de Educação do município, buscando soluções para a greve dos professores e técnicos da instituição, que já ultrapassa dois meses. Participaram do encontro os promotores Dr. Olegário Gurgel e Dr. Antônio Cláudio.
Representando o sindicato, os professores Geraldo Carneiro e Rosimeiry Florêncio participaram do encontro e destacaram a importância da atividade, que buscou uma forma de mediar o impasse criado entre o Governo do estado e a Universidade, e encontrar uma saída para a greve dos servidores da instituição.
“A participação da Promotoria, discutindo e buscando saídas para este impasse, é importantíssima para a resolução da situação. Avaliamos que eles são os fiscais da lei e do interesse público, e especificamente no que tange ao direto à educação, e que não poderiam ser excluídos deste debate”, afirmou Rosimeiry Florêncio.
Participaram também da reunião, o Reitor da Uern, Pedro Fernandes e o chefe de gabinete da Reitoria, professor Tarcísio Gurgel.

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário