O sistema de abastecimento de água foi paralisado em mais dois municípios do Rio Grande do Norte: Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, ambos na Região Seridó do estado. Agora são 14 as cidades potiguares em colapso.
Magnus NascimentoSão 14 municípios potiguares em colapso no abastecimento de água
Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas foram afetadas pela situação de colapso da Adutora Manoel Torres, que além delas também abastece parte de Caicó. A adutora vinha recebendo água do complexo Curemas-Mãe D’Água, na Paraíba. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o Governo do Estado do RN já está em entendimento com o Governo da Paraíba para que seja feita a limpeza dos 100 km do rio que fica dentro do território paraibano. Com isso, espera-se que a vazão volte a aumentar. A limpeza no trecho potiguar já foi providenciada.
Com a entrada em colapso do sistema Manoel Torres, no último final de semana, a cidade de Caicó agora está sendo abastecida apenas pelo Açude Itans. Com uma vazão de 350 metros cúbicos de água por hora, o volume de água do Itans não é suficiente para abastecer a cidade inteira. Portanto, as áreas mais altas de Caicó estão desabastecidas.
Acari, Antônio Martins, Carnaúna dos Dantas, Currais Novos, Frutuoso Gomes, João Dias, Luiz Gomes, Macau, Paraná, Pilões, São Miguel e Tenente Ananias também estão em colapso, diante do quadro de seca que vem afetando a região Nordeste e particularmente o Rio Grande do Norte.
Fonte: Tribuna do Norte
0 Comments:
Postar um comentário