A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve mais uma
proposta de Doutorado Interinstitucional (DINTER) aprovada pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Desta vez a conquista é na área de Enfermagem e tem como instituição
promotora a Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a coordenação da
Profª. Drª. Thereza Maria Magalhães Moreira, do Programa de
Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE, e da
Profª. Drª. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, da Faculdade de
Enfermagem da UERN.
Nesta terça-feira, 3, será publicado o cronograma das atividades do
novo curso. Mas já está certo de que serão necessários 57 créditos para
obter a titulação, sendo 27 em disciplinas obrigatórias e optativas,
além de 30 créditos para elaboração da tese.
A professora Suzana explica que a opção de parceria com o Programa de
Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da
UECE, como instituição promotora, decorreu de vários fatores. “Trata-se
de um programa instituído no Ceará, de alto padrão e comprovada
excelência em prol da produção técnico-científica brasileira. A
relevância social para o país, pela sua contribuição para a redução das
desigualdades regionais e inter-regionais, no que diz respeito à
capacitação dos docentes do ensino superior, formação e consolidação de
grupos de pesquisa, expansão e fortalecimento da pós-graduação, bem como
à indução da formação de pessoal de alto nível”, explica.
A professora classifica como muito relevante a proposta desta turma
especial, tanto pelo impacto social e pedagógico que advirá dessa
modalidade de formação – uma turma DINTER, quanto pela possibilidade de
capacitação de um maior número de professores, em nível de
pós-graduação. “Essa necessidade de capacitação se deve, principalmente,
pelo fato da UERN, campus Mossoró, ser uma instituição estadual,
localizada exclusivamente no interior do Estado e comprometida
integralmente com a formação de mão de obra qualificada, com o objetivo
de dinamizar o crescimento dos profissionais de saúde do interior do Rio
Grande do Norte”, argumenta.
O DINTER, permitirá a qualificação de 17 docentes com graduação em
Enfermagem e áreas afins, distribuídas nas 2 (duas) linhas de pesquisa.
São elas: 1) Fundamentos e Práticas do Cuidado Clínico de Enfermagem e
Saúde; 2) Políticas e Práticas de Gestão para o Cuidado Clínico de
Enfermagem e Saúde. “O tempo é relativamente curto (4 anos), com
afastamento parcial, consentindo a adequação de suas atividades
docentes, sem prejudicar a oferta de turmas/disciplinas e a
operacionalização dos períodos letivos de aula na graduação”, explica
Suzana.
A UERN conta, atualmente, com três cursos de enfermagem situados no
Campus Central em Mossoró, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de
Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, e no Campus Avançado em
Caicó. A importância da implantação de um DINTER para a Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte e sua região de abrangência fundamenta-se
na afirmação da verticalização do ensino para os graduados em
Enfermagem da região, atuantes nas mais diversas áreas da saúde. Assim, o
doutorado interinstitucional Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde
representa oportunidade adequada para a melhoria do quadro de
profissionais com formação em Enfermagem e áreas afins com necessidade
de qualificação.
Deste modo, o DINTER vem a contribuir com a formação de docentes dos 3
(três) campi citados, com potencial de impactar positivamente em todo o
Estado e regiões circunvizinhas. Certamente, a qualificação permitirá
aos professores doutores a constituição de uma fundamentação
teórico-metodológica que servirá de base para a intervenção na realidade
regional e um estreitamento dos vínculos da Instituição Receptora com a
sociedade em geral, além de possibilitar admissão e ascensão de pessoal
titulado na carreira universitária, facilitando a formação de núcleos
de ensino e pesquisa na região e a ampliação das condições de criação de
novos cursos stricto sensu, bem como o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa implantados na Instituição.
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