O Governo do Rio Grande do Norte finalizou o planejamento estratégico para a expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O trabalho foi executado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Itaú Educação e Trabalho (IET) e Instituto Sonho Grande (ISG).
O documento com a nova metodologia foi entregue à governadora professora Fátima Bezerra, nesta quinta-feira (21), pelo secretário estadual de educação, Getúlio Marques, pelo professor da FGV, Henrique Paim, e por Cláudia Lopes e Ludmila Serpa, representantes do IET e ISG, respectivamente, na sede da Governadoria.
Titular da Seec, Getúlio Marques ressaltou que ampliar a oferta de cursos profissionalizantes na rede pública dentro do novo ensino médio é um desafio de todas as redes de ensino do país. Neste sentido, ele explicou que o Governo do Estado realizou parceria com o Itaú Educação e Trabalho e com a Fundação Getúlio Vargas, para definir a metodologia incluindo cursos técnicos de qualidade e em sintonia com o mundo do trabalho.
“Este é um trabalho oportuno diante das necessidades de fortalecimento da rede pública de educação profissionalizante e tecnológica. Precisamos oferecer à população qualificação e competências adequadas às necessidades do mercado. Assim estaremos preparando e encaminhando nossos jovens à inserção no mundo do trabalho atendendo as necessidades regionais. O resultado será a empregabilidade, a ocupação de oportunidades de trabalho com obtenção de renda e melhoria da qualidade de vida”, afirmou a governadora.
Getúlio Marques disse que, em fevereiro deste ano, foi iniciado o diagnóstico da EPT no estado com mapeamento dos cursos existentes, coleta e análise de dados das potencialidades econômicas das regiões para identificar oportunidades no mundo do trabalho e alinhar a oferta de cursos técnicos. “Com os dados em mãos, foi possível construir uma metodologia para reorganização e expansão da oferta de cursos que fazem sentido para os jovens potiguares”, informou.
Para colocar a nova metodologia em prática, foram realizados dois projetos-pilotos em duas escolas: um na cidade de Parazinho, onde a Escola Estadual Senador Jessé Pinto Freire oferta cursos técnicos em Meio Ambiente e Agroecologia; e um no município de Acari, na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Iracema Brandão de Araújo, que passará a ofertar o Curso Técnico em Vestuário.
Ensino Médio em tempo integral
Outra medida que será adotada é o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com objetivo de apoiar os sistemas de ensino público dos estados e do Distrito Federal a oferecer a ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante. Para isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transfere recursos financeiros para a implantação de escolas de ensino médio em tempo integral pelas secretarias estaduais de Educação. O RN conta com 53 escolas estaduais de ensino médio em tempo integral com 13.699 mil alunos matriculados.
Na reunião, a governadora esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, a secretaria adjunta da Educação, Márcia Gurgel, subcoordenadora do ensino profissionalizante da Seec, Sayonara Rêgo, técnicos da Seec, Igor Rafec e Frederico Afonso.
0 Comments:
Postar um comentário