PROJETO DE ESTUDO: Metodologia, orientação e mentorias sedimentam caminho de estudantes natalenses para universidades no exterior

 Divulgação 

Que caminho deve percorrer um estudante de Natal, Rio Grande do Norte, que tem o sonho de fazer o ensino superior em uma universidade de destaque nos Estados Unidos, na Europa ou em qualquer outro continente? Auxiliando desde a orientação quanto ao formato do processo seletivo, quanto aos melhores métodos de preparação para as seleções, o Colégio Porto se destacou em 2023, pelo segundo ano consecutivo, com as aprovações de alunos em instituições de ensino internacionais. 

  “Quando o jovem percebe que o seu ideal de futuro pode estar associado ao ingresso nas universidades a partir dos vestibulares como Fuvest, Unicamp, FGV, Insper, dentre outros, ou decide aplicar para algum processo seletivo no exterior, o primeiro passo é conversar com a Orientação Pedagógica a respeito, para construirmos juntos um projeto pessoal a fim conquistar a tão sonhada vaga”, esclarece a orientadora pedagógica do Colégio Porto, professora Kennia Isis, relatando como funciona a prática escolar que vem conquistando resultados. 

Ela conta que, desde 2022, os estudantes passaram a contar – além do auxílio pedagógico – também com a mentoria de alunos egressos do Colégio Porto que obtiveram êxito em seleções para universidades em outros estados e também internacionais, compartilhando sua experiência e orientações com outros jovens que desejavam se submeter a processos semelhantes. 

Foi com a união da orientação correta com a rotina de estudos adequada que a aluna Larissa Thaty De Melo Medeiros conquistou a aprovação em cinco universidades nos Estados Unidos.  Larissa Thaty, de apenas 18 anos, recebeu o aceite para estudar Arquitetura e Urbanismo nas faculdades americanas de Iowa State University; na Miami University, campus Ohio; na University of Massachusetts – Amherst; Drexel University e Ball State University.

Aluna do Colégio Porto desde 2020, a futura arquiteta conta que buscou se preparar desde a 1ª série do Ensino Médio. “Sabia que precisava ter um foco bem definido, e assim fiz. Para isso, contei com ajuda imprescindível da equipe pedagógica. Durante todo o processo, a equipe, e em especial a coordenadora Micelly Beserra, me deram um apoio indescritível. Além disso, recebi todo suporte para auxílio com os documentos escolares e outras etapas mais burocráticas”, relata Larissa Thaty. 

Além de Larissa, o estudante Arthur Barbosa Agra foi aprovado em Direito, na Universidade de Coimbra, Portugal;  e o aluno Pedro Lucas Félix Fernandes conquistou a vaga em Ciência da Computação, na New York University, campus Abu Dhabi. O Colégio Porto teve também quatro alunos aprovados na Universidade de São Paulo (USP) e conquistou, entre os aprovados da UFRN, o primeiro lugar em Medicina e o maior argumento da instituição. 

De acordo com o diretor acadêmico do Colégio Porto, professor André Cury, conhecer o processo seletivo para o qual deseja se submeter, o edital, a banca e o formato das provas são fatores importantes para sedimentar o caminho da aprovação. 

“Outro fator que incentivamos é a organização de uma rotina de estudos eficiente e saudável.  Além disso, a construção de um relacionamento pautado no respeito e na confiança com os professores e a equipe pedagógica auxilia os estudantes para que conquistem as Cartas de Recomendação para as admissões nacionais ou internacionais”, explica. 

Como resultado das seleções via Enem em 2022, o Colégio Porto contabilizou mais de 70 aprovações, sendo 13 aprovados em Medicina. Conquistou o primeiro lugar de Medicina da UFRN com o aluno Anísio Uchôa, da 2ª série do ensino médio; garantiu o maior argumento da UFRN e conseguiu os dois primeiros lugares em Direito da federal. No total, os alunos do Colégio Porto conquistaram oito aprovações em 1º lugar. Os excelentes resultados mostram o diferencial da metodologia de ensino da escola, que entrou no seu quarto ano de funcionamento em Natal.


AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário