Professores celetistas do Estado do RN reclamam de salários atrasados há quase três meses

Os professores celetistas em Mossoró estão reclamando atraso salarial de quase três meses junto ao Governo do Estado. Eles dizem que desde maio não recebem e que isto tem prejudicado diversos deles, inclusive aqueles que só dispõem desta atividade.
Um dos celetistas, que pediu para não ter a identidade revelada, disse à reportagem que cerca de 250 celetistas estão nesta situação. Indagado sobre o que o Governo alega para o atraso, ele respondeu que os professores precisam de renovação de contrato, porém, o contrato entre as partes tem duração de 2 anos.
“Nós quando procuramos o Estado eles alegam que é necessária uma renovação de contrato, mas como é que precisa de renovação se o nosso contrato com o Estado é de 2 anos. Ficamos sem saber o que fazer e continuamos com esta situação de atraso salarial”, disse o celetista.
Esse celetista também frisou que existe uma possibilidade do pagamento ser realizado no próximo dia 30, mas que não há nenhuma garantia sobre isso. “Ligamos de novo para o setor responsável e foi nos dito que uma folha suplementar sairia, possivelmente, no dia 30. Mas não temos nenhuma garantia quanto ao pagamento. Estamos esperando”.
Os cerca de 250 celetistas vem atuando no município desde maio do ano passado. Eles passaram por um processo seletivo e análise de currículo para o quadro de vagas disponibilizados pelo Estado. Por 30 horas semanais, os celetistas recebem R$ 1.650,00.
Possibilidade de paralisação
Segundo este celetista, os professores que estão nesta situação ainda não pararam em respeito aos alunos. Mas eles pensam em realizar uma parada nos próximos dias caso os vencimentos não sejam quitados.
“Vamos tentar uma reunião com a secretaria para saber se eles vão nos pagar ou não. Se tivermos uma negativa pensamos sim em paralisar as atividades. Vamos procurar um advogado para saber se será legal ou não parar”.
Eles foram informados que possivelmente no mês de agosto seja divulgado um edital para concurso público para a categoria ou a abertura de um novo processo seletivo. “Informaram a gente que no próximo mês deverá ser divulgado um edital para concurso público para professores. Também disseram que pode haver um processo seletivo, mas que estas duas possibilidades não são ainda certas”.
À reportagem, a técnica de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Delfina Fonseca, disse que o Estado fez um processo de prorrogação nos contratos destes celetistas por mais um ano e que todo o atrasado será pago no próximo dia 30 deste mês.
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário