Promessas dos políticos: em 3 anos de mandato, governadores cumpriram 32% dos compromissos de campanha

Levantamento do G1 mostra que outros 26% das promessas feitas antes da eleição foram cumpridas parcialmente; já as que ainda não foram entregues são 38%.

os três primeiros anos de mandato, os governadores de todos os estados mais o Distrito Federal cumpriram 32% das promessas que fizeram durante a campanha eleitoral de 2014. É o que mostra levantamento do G1 considerando 1.035 compromissos assumidos pelos então candidatos antes de serem eleitos. A relação completa por estado está na página especial "As promessas dos políticos".

Os dados mostram ainda que 26,7% das promessas foram cumpridas parcialmente - ou seja, ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo estadual na atual gestão são 38,7%. Veja no gráfico abaixo:

Promessas dos governadores
Avaliação dos compromissos de campanha, considerando 3 anos de gestão
Cumpridas: 32,75 %Cumpridas em parte: 26,76 %Não cumpridas: 38,74 %Não avaliadas: 1,74 %

Cumpridas
promessas 32,75 %

Fonte: G1

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas foi:


Total de promessas: 1.035
Cumpridas: 339
Cumpridas em parte: 227
Não cumpridas: 401
Não avaliadas: 18

Divisão por temas

Em termos percentuais, as promessas envolvendo mobilidade urbana e infraestrutura lideram o ranking de promessas não cumpridas. Enquanto isso, entre os compromissos considerados já cumpridos, aqueles envolvendo corrupção, transparência e a própria administração do estado têm os maiores percentuais.


No caso de promessa ligada ao tema de corrupção, há apenas uma sendo avaliada, e foi cumprida (em Sergipe, foi criado o Laboratório de Tecnologia para combater a corrupção e lavagem de dinheiro, conforme prometido em campanha).


Veja abaixo a divisão das promessas por tema:





Status das promessas dos governadores (Foto: Betta Jaworski/G1)
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário