GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA: "respeito e sou favorável à autonomia financeira da UERN"

A governadora Fátima Bezerra voltou a afirmar que respeita e defende a autonomia administrativa e financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e se comprometeu a avançar nas discussões em torno do processo para conceder sua autonomia financeira.
Quarta-feira (7), a governadora recebeu o reitor Pedro Fernandes, a vice-reitora Fátima Raquel, a chefe de Gabinete, Cicília Maia, e os pró-reitores de Planejamento, Iata Anderson, e de Administração (adjunto), Janderson Dantas. O reitor Pedro Fernandes apresentou um histórico da política de austeridade implantada pela Universidade nos últimos anos, e um resumo das necessidades de custeio da Instituição, solicitando uma maior atenção por parte do governo para a destinação de recursos para a UERN. Pedro Fernandes enfatizou a importância de priorizar o pagamento das empresas terceirizadas que prestam serviço à Universidade, a fim de manter o funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seis campi da UERN.

Como não possui autonomia financeira, todas as despesas da Universidade são pagas pelo Governo do Estado, o que tem dificultado a gestão da UERN, em especial, na relação com as empresas terceirizadas, que desempenham funções de segurança, motorista, limpeza e capinagem. Com a autonomia, o Governo do Estado faria o repasse financeiro através de duodécimo, e a própria Universidade seria responsável pelas suas finanças. Durante a reunião, o reitor apresentou como exemplo bem sucedido de universidade com autonomia financeira a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), que apesar de ser um estado com PIB menor que o Rio Grande do Norte, possui uma universidade com autonomia financeira desde 2004.

“Partilhamos de toda essa preocupação. Manter uma instituição com a capilaridade da UERN, em uma crise financeira como a que enfrentamos, é um desafio muito grande. Sou favorável à ampliação dos recursos financeiros para a Instituição e reforço o compromisso com a autonomia financeira. Vamos fazer isso de forma gradativa”, afirmou a governadora.

Também foram discutidas questões em torno do Campus de Natal, localizado na zona Norte da capital do Estado. A governadora pediu o empenho do secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, para finalizar as adequações para que o prédio possa abrigar o Campus. O secretário explicou que está em sintonia com a administração da Universidade, e alguns itens logo poderão ser licitados para o início dessas adequações. Segundo Fátima, a inauguração do prédio do Campus da UERN em Natal é uma das prioridades de seu governo.

Durante a reunião também foram discutidas parcerias entre a UERN e o Governo do Estado, através da Escola de Governo, voltadas para a capacitação dos servidores púbicos estaduais. Seis cursos de especialização já estão sendo articulados entre as duas instituições. Além disso, a UERN irá participar do processo de customização de sistemas de gestão que serão adotados pelo Governo do Estado, com base na experiência adquirida pela Universidade durante a instalação dos seus sistemas administrativos.

Homenagem – Ainda durante a audiência, o reitor Pedro Fernandes entregou oficialmente o convite para a participação da governadora Fátima Bezerra como chanceler da UERN, cargo inerente ao governador do Estado do Rio Grande do Norte. O reitor também comunicou oficialmente à governadora que seu nome foi escolhido pelo Conselho Universitário da UERN para a concessão do título de Doutora Honoris Causa.

A cerimônia de entrega do título será no dia 28 de setembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró, por ocasião da Assembleia Universitária e comemoração dos 51 anos de fundação da UERN.

“Para mim é uma honra receber esta homenagem. Fiquei muito emocionada. Este será o título mais importante de toda a minha trajetória, e recebê-lo da Universidade do Estado tem um significado muito importante”, disse a governadora ao receber o convite.

Pedro Fernandes justificou o título com toda a trajetória de Fátima Bezerra em relação à UERN, apoiando e defendendo a Instituição como deputada federal, senadora e agora, como governadora. “A UERN se sente lisonjeada com uma Doutora Honoris Causa da dimensão da senhora”, afirmou.

Na audiência, o reitor também solicitou a instalação do Governo do Estado na UERN, dentro das comemorações do aniversário de 51 anos da Universidade.

Participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto; a professora Márcia Gurgel, secretária adjunta da Educação; o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; e o chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento, Flaubert Torquato.

Fotos: Demis Roussos