Agências de viagem ofertam pacotes exclusivos para mulheres. Crédito: Mulheres Pelo Mundo
O Dia Internacional da Mulher é
celebrado neste domingo (08.03), e o Ministério do Turismo homenageia
todo o universo feminino que ajuda a movimentar o setor - e, inclusive,
provoca adaptações na área. Algumas empresas do segmento oferecem
serviços especializados de viagem, como a possibilidade de dividir
experiências com outras pessoas e fazer amizades.
A SisterWave, de Brasília (DF), por
exemplo, organiza uma rede exclusiva de mulheres que abrem as portas de
suas casas para hospedar viajantes. Atualmente, 397 anfitriãs estão
cadastradas na plataforma em mais de 141 cidades brasileiras. Jussara
Pelicano, CEO da empresa, explica que a proposta desperta o interesse de
viajantes desacompanhadas.
“A ideia é promover conexões entre
mulheres por meio de hospedagens acolhedoras a preços acessíveis. É uma
forma de viajar mais imersiva, em que é possível vivenciar o destino de
maneira mais humana e com contato real com a cultura local. O objetivo é
que cada vez mais mulheres se sintam livres e possam viver experiências
transformadoras”, explica Jussara.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro
Antônio, elogia a contribuição feminina ao desenvolvimento do ramo.
“Agradeço a todas as mulheres, especialmente àquelas que, de alguma
forma, contribuem para o turismo. Trabalhadoras ou turistas, todas são
essenciais na transformação do Brasil em um país melhor e mais humano”,
enaltece.
OFERTA - O nicho
feminino também proporciona outras possibilidades. É o caso de um
serviço oferecido pelas paulistas Fernanda Erasmo, Raquel Cirino e
Rosane Mendes, que, após viajarem sozinhas várias vezes, criaram a
agência Mulheres Pelo Mundo. Há 10 anos, a empresa organiza roteiros com
mulheres que queiram compartilhar suas histórias.
Já para as que preferem passeios mais
radicais, há agências que promovem viagens voltadas à prática de
aventura ou esporte. Uma delas, do Rio de Janeiro, responsável pelo
programa ‘Soul Delas’, alia turismo ao ensino de surf, ciclismo e stand
up paddle, entre outras modalidades. “Muitos acham que mulher não viaja
em busca de esporte, mas isso não é verdade. Este é um nicho em
expansão”, ressalta Rita Santos, turista que viaja em busca de aventuras
esportivas.
MULHERES NO TURISMO - A
presença feminina no mercado de viagens também é sentida no mercado de
trabalho. São artesãs, hoteleiras, aeromoças e diversas outras funções,
que dão força ao ramo. Dados do Ministério do Turismo apontam que, dos
guias de turismo registrados no Cadastur, mais da metade são mulheres
(53%).
Elas também se destacaram no 2º Prêmio
Nacional do Turismo, entregue em dezembro de 2019. Entre as oito
categorias de profissionais de destaque da seleção, cinco foram vencidas
por mulheres. Além disso, dos cursos de capacitação disponibilizados
pelo MTur por meio das plataformas Brasil Braços Abertos e Gestor de
Turismo, as mulheres respondem por 24.793 das inscrições.
Edição: André Martins
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