São João Solidário: campanha de doação de sangue da UERN será de 21 a 25 de junho

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza, entre os dias 21 e 25 de junho, seu São João Solidário, com o objetivo de despertar em sua comunidade acadêmica e na comunidade externa o espírito solidário com o engajamento na campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue.

O São João Solidário surgiu a partir do apelo da direção do Hemocentro Mossoró à Reitoria da Uern para somar esforços para incentivar a cultura da doação de sangue. “Desde o início da pandemia, estamos registrando um aumento na demanda de sangue, ao mesmo tempo em que caiu consideravelmente o número de doações. A Uern sempre foi uma parceira do Hemocentro e, mais uma vez, contamos com o seu apoio nesta luta para manter os estoques do nosso banco de sangue”, afirmou o diretor.

A chefe de gabinete da Reitoria e reitora eleita da Uern, Cicília Maia, ressaltou a importância da participação e do engajamento da comunidade acadêmica da Uern nessa campanha. “Com uma doação de sangue você pode salvar até quatro vidas. A Uern sempre respondeu muito efetivamente ao chamado do Hemocentro e, neste momento, quando a solidariedade precisa estar cada vez mais presente em nossas vidas, convidamos a nossa comunidade acadêmica a somar nessa corrente do bem”, afirmou Cicília Maia.

As pró-reitorias de Gestão de Pessoas (PROGEP) e de Assuntos Estudantis (PRAE), junto com a Agência de Comunicação da Uern, estão à frente da Campanha, que conta com o apoio do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SINTAUERN).

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, saudáveis e que pesem pelo menos 50 Kg. Também é necessário estar alimentado. As pessoas com 16 e 17 anos precisam estar acompanhadas por um representante legal.

Pessoas que tenham realizado tatuagem ou micropigmentação só podem fazer a doação após 12 meses. Quem realizou endoscopia precisa aguardar 180 dias para a doação.

Cuidados na pandemia – O Hemocentro Mossoró está seguindo todas as normas de biossegurança para preservar a saúde de servidores e doadores. A direção do hospital lembra aos doadores que é necessário utilizar máscara para ter acesso ao local.

A campanha estava planejada para acontecer entre os dias 14 e 18 de junho, no entanto, precisou ser adiada devido ao início da vacinação para os servidores do ensino superior, na última sexta-feira (11). Pessoas vacinadas contra a Covid ou Influenza A devem estar atentas aos intervalos para doação:

  • Vacina Coronavac – 48 horas
  • Vacina Astrazeneca – 7 dias
  • Vacina Pfizer – 7 dias
  • Vacina Influenza A – 48 horas

 

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário