SERVIDOR PÚBLICO: Inscrições para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública são prorrogadas

O Governo do Rio Grande do Norte prorrogou até 30 de junho as inscrições do processo seletivo para ingresso no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD). A graduação é resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Qualquer servidor público estadual, lotado em qualquer cidade do RN, pode se inscrever e ter a oportunidade de realizar o curso superior. As inscrições estão abertas no site https://processoseletivo.ifrn.edu.br. Com 45 vagas disponíveis, a graduação tem ingresso previsto para o segundo semestre letivo deste ano.

De acordo com o edital nº 24/2022-PROEN/IFRN, para participar da seleção, o servidor público estadual precisa encontrar-se em efetivo exercício do cargo, portar certificado de conclusão do ensino médio, bem como dispor de equipamento e conexão com internet adequados para acompanhamento das aulas e atividades até a finalização do curso, uma vez que nem o Governo do Estado nem o IFRN se responsabilizarão por quaisquer despesas para acompanhamento das atividades. Além disso, terão prioridade aqueles que não possuam cursos de nível superior.

Embora a capacitação seja ofertada na modalidade a distância – e consequentemente possa ser feita de qualquer lugar, desde que disponha de equipamento e conexão à internet, estão previstos cinco encontros presenciais, sendo um a cada semestre letivo. Tais encontros ocorrerão nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó. O servidor deverá optar por um destes polos, no ato da inscrição, a fim de que possa participar da atividade proposta, conforme cronograma curricular.

Em resumo, as aulas do curso ocorrerão na modalidade a distância e, semestralmente, haverá encontros presenciais no respectivo polo do aluno para atividades e aplicação de avaliações do curso.

Sobre a graduação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem por objetivo oferecer formação continuada de conhecimentos estratégicos e regulamentações legais do governo, buscando a otimização do gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas aos servidores públicos estaduais integrantes do Quadro Geral da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado.

A carga horária compreende um total de 2.174 horas/aula, distribuídas em dois anos e meio de execução em cinco semestres letivos sequenciais, sendo o curso realizado em maior parte a distância, com um encontro de atividades presenciais a cada semestre. Esses encontros ocorrerão nos polos de Natal (15 vagas), Mossoró (15 vagas) e Caicó (15 vagas).

O servidor aprovado para o curso arcará com 10% do custo unitário, por vaga, a ser descontado em folha de pagamento, no período de 36 meses consecutivos, com parcelas no valor de R$ 48,05 (quarenta e oito reais e cinco centavos) a ser creditado na conta do Fundo de Desenvolvimento de Sistema de Pessoal do Estado (Fundespe). O restante do valor do curso é custeado pelo Governo do Estado, com recursos do próprio Fundespe.