Não há nada mais justo do que celebrarmos o Dia Mundial dos Animais, não é mesmo? Afinal, nossos amigos peludos nos presenteiam todos os dias com muito carinho e amizade.
Porém, mais do que um dia dos animais de estimação, essa data é um alerta para a importância da preservação de todas as espécies e do meio ambiente. Ela é, na verdade, um grito em defesa da vida.
Pensando nisso, vamos comemorar esse dia tão especial do jeito que gostamos: compartilhando informações que ajudam a estreitar os laços com os bichos e a natureza. Fique conosco e saiba mais sobre a origem do Dia dos Animais, como você pode contribuir com a causa e como denunciar casos de maus-tratos.
Como surgiu o Dia Mundial dos Animais?
Essa história começa oficialmente em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália. Nesse dia, órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Animal Protection Congress e decidiram instituir a celebração do Dia Mundial dos Animais em 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e da natureza.
A criação do 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, atendeu a um pedido do escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann. Ele foi o idealizador da celebração, ocorrida em 1925, em Berlim, na Alemanha.
Porém, essa data só tomou maiores proporções a partir de 1978, ano em que foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Criado pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o documento diz que seres humanos devem proteger e respeitar os animais.
Como podemos ver, a preocupação com a vida animal e a natureza atravessa os séculos. Isso nos faz refletir sobre a importância de darmos continuidade a esse trabalho. Destacamos algumas ações muito viáveis, como adotar um cão em vez de comprá-lo. Escolha pelo menos uma e inclua no seu dia a dia!
Como ajudar a preservar a vida animal?
Não se pode negar que para profundas transformações sociais acontecerem, são necessárias intervenções grandiosas de líderes ou até mesmo da ação decisiva de potências mundiais, por exemplo. Mas como você acha que essas mudanças se perpetuam? Nós podemos ser atores dessa importante missão!
Confira abaixo ações positivas que podem ser facilmente incluídas no nosso cotidiano, e não só no Dia Mundial dos Animais. Veja a seguir.
- Se sentir vontade de ter um pet, prefira adotar a comprar;
- Ao fazer a adoção, tenha atitude responsável;
- Evite colaborar com setores que maltratem animais (circos que incluem animais nos espetáculos, por exemplo);
- Verifique se o produto foi testado em animais;
- Não use roupas feitas com pele ou pelos de animais;
- Seja voluntário em um órgão que se dedique a proteger animais ou o meio ambiente.
0 Comments:
Postar um comentário