INÉDITO: Pela primeira vez Olho D'água do Borges recebeu uma REUNIÃO DO POLO SERRANO. Evento contou com a participação massiva do Colegiado, da sociedade civil e do Poder Público

REUNIÃO SUPEROU ÀS EXPECTATIVAS DO POLO E DOS ENVOLVIDOS.

Pela primeira vez o município de Olho D´água do Borges recebeu uma reunião ordinária do Polo Serrano. A gestão municipal abriu as portas da Escola Prof. Rita Firmo de Souza para a 44° reunião ordinária desta Instância de Governança Regional (IGR), que juntou membros do trade, entidades de fomento ao turismo e representantes municipais de 14 cidades da região. A secretária de estado do Turismo, Aninha Costa, a subsecretária de Política e Gestão Turística, Solange Portela, e a subcoordenadora para Regionalização do Turismo, Mércia Motta, representaram a Setur/RN no encontro.

Também estiveram presentes na reunião a prefeita Maria Helena Leite Queiroga e seu vice Antonimar Amorim (Olho D´água do Borges), o prefeito Raimundo Nonato Dias e seu vice Vinicius Fernandes (Umarizal) e o vice-prefeito Ubiracy Pascoal (Felipe Guerra).

Ubiracy, que também é o secretário executivo do Polo Serrano, coordenou a reunião. A abertura aconteceu com fala de Aninha Costa, que defendeu uma maior integração entre os municípios que compõem o polo Serrano. Ela aproveitou para destacar o trabalho que a secretaria vem fazendo para ampliar a interiorização do turismo e a capacitação para gestores públicos e profissionais do setor.

“Fundamental encontrar a casa cheia para debater os rumos do turismo nessa região tão importante, como é o polo Serrano. A Setur está sempre aberta a apoiar o desenvolvimento regional do turismo, acreditamos que com um trabalho integrado as 14 cidades do polo podem desenvolver ainda mais seu potencial de atrair visitantes”, afirma Aninha Costa.

Já a subsecretária de Política e Gestão Turística, Solange Portela, apresentou a nova configuração do Mapa do Turismo no Rio Grande do Norte, dando destaque para a entrada de novos municípios nos polos. Solange também destacou que a Setur celebrou na última segunda, 30, a assinatura de uma Ordem de Serviço com a consultoria Start que irá realizar estudo de um modelo de gestão descentralizado para os 11 polos turísticos do estado.

Em outro ponto da pauta, a turismóloga Hodalissa Alves, falou sobre a importância dos municípios realizarem o inventário da oferta turística local. A pesquisa realizada pela Uern ajuda na classificação e catálogo da oferta dos serviços turísticos locais. Ela deixou aberto para as prefeituras presentes a possibilidade de parcerias para realização do inventário nas cidades que compõem o polo Serrano.

Já o secretário municipal de turismo da cidade anfitriã, Escolástico Paulino Filho, reforçou em sua fala a importância do Cadastur, explicando como a presença no cadastro federal pode ajudar a dinamizar o turismo nas cidades do polo Serrano. Hudson Holanda, secretário municipal de Turismo em Patu, fez um chamado aos presentes para que seja retomada a comissão de marketing do Polo Serrano, o que pode ajudar na promoção turística das cidades da região.

Pelo Senac, o gerente regional Benjamim Garcia fez o convite para que os municípios mobilizem pessoas interessadas em participar dos 5 cursos de formação que a entidade está aplicando em mais de 40 cidades potiguares. Os cursos são uma iniciativa da Setur/RN, e são financiados com recursos do Governo Cidadão.

O Polo Serrano é composto pelas cidades de Alexandria, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, José da Penha, Janduis, Lucrécia, Major Sales, Olho d’agua do Borges, Patú, Pau dos Ferros, São Fco. do Oeste, São Miguel e Umarizal.