Comissão informa sobre capacitação de Conselheiros Tutelares

Capacitação será ministrada pela advogada Tatiana Dantas Nascimento, que presta assessoria jurídica à Femurn e por Antônio Rinaldo da Silva, ex-conselheiro tutelar de Mossoró.
A Comissão Interinstitucional composta por representantes de várias instituições, dentre elas o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), emitiu informativo noticiando que se iniciará, no próximo dia 23 de outubro, a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no último dia 04 de outubro.
Esta formação inicial, de responsabilidade do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Consec), será realizada de forma regionalizada, em quatro polos: Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
O informativo ressalta que a capacitação será destinada apenas aos cinco conselheiros eleitos de cada Conselho Tutelar, tendo em vista a limitação de espaço físico para um público maior nos locais que sediarão os eventos. Entretanto, a Comissão pretende formatar novas capacitações que contemplem também os suplentes, o que será divulgado em momento oportuno.
A capacitação será ministrada pela advogada Tatiana Dantas Nascimento, que presta assessoria jurídica à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e por Antônio Rinaldo da Silva, ex-conselheiro tutelar de Mossoró.
Além do MPRN (por meio do Centro de Apoio Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude/Caopij), do Consec e da Fermurn, integram a Comissão Interestadual – formada para articular o processo de escolha unificado dos membros do Conselho Tutelar no Rio Grande do Norte – a Secretaria Estadual de Assistência Social (SETHAS), o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ). O processo de escolha para conselheiro tutelar ocorreu em data unificada em todos os municípios do país dia 04 de outubro.