Bares, restaurantes e transportes devem gerar a maior parte do montante, segundo levantamento da CNC

Foliões festejam o Carnaval de Ouro Preto (MG). Crédito: MTur
A movimentação econômica para o Carnaval
tem deixado o setor do turismo bem otimista. De acordo com estimativas
da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),
em 2020, a festa deve injetar R$ 8 bilhões na economia do país, um
aumento de R$ 80 milhões em relação ao ano passado. O valor é o maior
desde 2015, quando foram registrados R$ 9,07 bilhões durante a festa do
Momo. Destaque para os bares e restaurantes (R$ 4,8 bilhões) e empresas
de transporte de passageiros rodoviário, aéreo e de locação de veículos
rodoviários (R$ 1,3 bilhão).
Entre os estados, Rio de Janeiro, São
Paulo e Bahia devem movimentar a maior parte do montante, sendo R$ 2,32
bilhões para o estado fluminense, R$ 1,95 bilhão no paulista e R$ 1,13
bilhão na terra do axé. Outros locais, como Minas Gerais (R$ 748,9
milhões) e Pernambuco (R$ 457,8 milhões), devem atingir cifras
milionárias.
A CNC ainda trouxe a expectativa na
geração de empregos no país. São esperadas a contratação de 25,4 mil
trabalhadores temporários entre janeiro e fevereiro deste ano – 2,8% a
mais do que no carnaval de 2019 (24,7 mil). O setor de alimentação segue
despontando, com aproximadamente 18,2 mil vagas oferecidas, gerando
sete em cada 10 oportunidades de emprego. O total de vagas ofertadas,
também, pode ser o maior dos últimos anos, só perdendo para 2014, ano da
realização da Copa do Mundo no país.
Para o ministro do Turismo, Marcelo
Álvaro Antônio, os números são reflexo do trabalho realizado pelo
governo federal no desenvolvimento do Brasil. “Esse resultado só
comprova que o país está no caminho certo da recuperação econômica, e o
turismo tem papel importante nisso. Vamos continuar trabalhando para
elevar o Brasil ao merecido patamar, com geração de emprego e renda para
a população”, celebrou.
De acordo com Fábio Bentes, economista
da CNC e responsável pelo estudo, a recuperação econômica do país e a
baixa inflação foram fatores positivos para o dado. “Nos meses que
antecedem o carnaval, a taxa de câmbio teve uma desvalorização de 10%
ante o mesmo período de 2019, estimulando, portanto, gastos com turismo
no território nacional, em 2020”, comentou.
Edição: Cecília Melo
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