Governo do RN prepara nova oferta de Curso Superior em Gestão Pública

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), prepara para 2021 uma nova oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, destinado aos servidores públicos estaduais. A capacitação é resultado de convênio firmado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e tem aulas previstas para iniciar ainda no primeiro semestre. O edital do processo seletivo deve ser publicado em breve.

Para a secretária de Estado da Administração, Virgínia Ferreira, a realização da graduação em Gestão Pública demonstra o compromisso do Governo do Estado na valorização dos servidores. “Com a oferta desse curso estaremos oportunizando ao servidor crescer profissional e intelectualmente. A qualificação do servidor público estadual estará permanentemente na agenda do governo”.

O objetivo do Curso de Tecnólogo em Gestão Pública é oferecer formação continuada de conhecimentos estratégicos e regulamentações legais do governo, buscando a otimização do gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas aos servidores públicos estaduais integrantes da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado.

Serão ofertadas 45 vagas e as aulas do curso serão realizadas de maneira presencial no Campus Natal-Central do IFRN, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Entretanto, dada as condições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, temporariamente, as aulas e o processo seletivo acontecerão no formato remoto.

Poderão concorrer os servidores públicos estaduais que estejam em efetivo exercício do cargo, possuam certificados de conclusão do ensino médio e residam ou sejam lotados na Grande Natal. Terão prioridade aqueles que não possuam cursos de nível superior. Também é pré-requisito da seleção que o servidor esteja desenvolvendo atividades em qualquer uma das áreas de concentração da Administração Pública, seja Administração Geral, Planejamento, Gestão de Recursos Humanos, Financeira ou de Materiais.

O processo seletivo terá três etapas: Homologação das Inscrições; Análise de Histórico Escolar do Ensino Médio e Entrevista Online. As inscrições serão feitas, exclusivamente pela Internet, no Portal do Candidato no site do IFRN.

O tempo de duração do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública é de três anos. A graduação já foi ofertada outras 11 vezes pela Escola de Governo, entre 2007 e 2019, contemplando cerca de 500 servidores públicos estaduais.

Fonte: Sead/RN