Pesquisa realizada pelo QEdu: Aprendizado em Foco, uma ONG
voltada para educação que é mantida pela empresa Meritt e a Fundação
Lemann, revela que menos da metade dos professores das escolas públicas
brasileiras tem o hábito de ler no tempo livre. O estudo é baseado nas
respostas aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), e divulgados em agosto do ano passado, e - segundo a Agência
Brasil - mostra que dos 225.348 professores que responderam à questão,
101.933 (45%) leem sempre ou quase sempre, 46.748 (21%) o fazem
eventualmente e 76.667 (34%), nunca ou quase nunca. "O número de
professores que não leem é chocante, mas isso pode estar ligado ao
acesso. É preciso lembrar que faltam bibliotecas e que um livro é caro.
Um professor de educação básica ganha em média 40% menos que um
profissional de ensino superior. Acho que faltam políticas de
incentivo. Não acredito que seja apenas desinteresse", diz a diretora
executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Fonte: Cláudio Humberto
Deste Blog: Isso é uma falta de desrespeito para com os alunos. Os professores deveriam também ser promovidos por mérito. Assim, todos teriam interesse em se prepararem para suas atividades, inclusive serem leitores assíduos.