Além do vestibular suspenso, as instituições podem ser penalizadas com a redução no número de vagas nos cursos mal avaliados
Além do vestibular suspenso, as instituições 
podem ser 
penalizadas com a redução no número de vagas nos cursos mal avaliados. 
No caso das faculdades privadas, elas deixarão de ser beneficiadas pelo 
Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e
 integrais, e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
O MEC divulgou hoje (2) os dados gerais do Conceito Preliminar de 
Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). 
Os cursos são avaliados a cada três anos e recebem conceitos de 1 a 5. 
Os que obtiveram conceito 1 ou 2 em 2009 e em 2012 serão punidos. Neste 
ciclo, foram avaliados os cursos de humanidades: administração, ciências
 contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, 
direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e 
turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão 
comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
O CPC mede a qualidade do curso, levando em consideração a nota do 
aluno concluinte, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica, o
 regime de trabalho dos docentes e a proporção de mestres e doutores. No
 total foram avaliados 1.762 instituições de ensino superior e 8.184 
cursos. Segundo os dados divulgados, em 2009, 27% dos cursos avaliados 
obtiveram conceitos 1 ou 2. Em 2012, a porcentagem caiu para 12%.
Mercadante atribui a melhora ao rigor do MEC na suspensão de 
vestibulares de cursos com conceito insatisfatório, aos estímulos dados 
pela pasta com bolsas de estudo e financiamento estudantil para as 
instituições consideradas satisfatórias, e à própria concorrência entre 
as instituições, que buscam um bom desempenho para atrair os alunos.
Nesse conceito, de 2009 para 2012, a proporção de cursos com a nota 1
 passou de 0,6% dos cursos avaliados para 0,2%. No caso da nota 2, a 
proporção caiu de 26,4% para 11,8%. Aumentram também as proporções das 
notas 3 - de 39,8% para 48,4% - e 4 - de 10,5% para 21,7%. Os cursos com
 conceito 5, considerados de excelência, cresceram de 1,2% para 1,5%.
O IGC 2012 mostra o desempenho parcial da instituição em humanidades a
 partir dos conceitos obtidos pelos cursos que oferece. Foram avaliadas 
2.171 instituições. O índice também apresentou avanço em relação a 2009.
 A porcentagem de instituições com desempenho 1 passou de 0,6% para 
0,5%; com 2, passou de 32,1% para 16,7%. Foram consideradas 
satisfatórias, com índice 3, 57,8% das instituições em 2012, em 2009 
eram 44,3%. Com 4, a porcentagem passou de 5,8% para 14,5%. As 
instituições de excelência, que obtiveram 5, caíram de 1,2% para 1,1%.
"Analisando o que aconteceu de 2009 para 2012, quando fechamos um 
ciclo de avaliação, houve uma importante melhora na qualidade dos 
cursos, uma grande concentração na nota 3 e na nota 4, que são os dois 
conceitos satisfatórios de curso e uma redução muito drástica das notas 
insatisfatórias", disse Mercadante.
Fonte: Nominuto