Governo do RN tem 321 toneladas para distribuir com pequenos produtores rurais


Já estão asseguradas 321 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo para os pequenos produtores rurais do Rio Grande do Norte cadastrados nos 1.150 Bancos de Sementes existentes no Estado.
A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária, e da Pesca (Sape), através do secretário Tarcísio Bezerra Dantas em contato com o Jornal Defato.
Conforme previsão do secretário, o programa deverá iniciar a distribuição de sementes logo que se consolidar o período de chuvas, tendo em vista que nos últimos dois anos, a distribuição foi antecipada e as sementes acabaram se perdendo. “Nos últimos dois anos foram gastos mais de R$ 7 milhões com sementes e em consequência das secas registradas em nossa região, as sementes se perderam e os bancos não tiveram como ser renovados. Esperamos que este ano possa ser melhor para que os bancos de sementes possam voltar a crescer”, destaca o secretário.
Ele disse que 50% das sementes compradas já se encontram nos armazéns do Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), o restante está no armazém da empresa que venceu a licitação.
A expectativa é que, com o uso dos grãos pelos agricultores, a área plantada no RN este ano possa ser ampliada, caso ocorra um bom período de chuvas. “Nós teremos um número relativamente grande de agricultores sendo beneficiados através da distribuição destas sementes. Sabemos que as sementes possuem uma grande importância, principalmente no sentido da qualidade dos grãos que estão sendo entregues. A princípio, a distribuição que deverá ser iniciada pelos municípios da região Oeste e terminando nas cidades do litoral. “Só estamos aguardando a definição dos meteorologistas com relação a uma boa quadra invernosa este ano. Mas a nossa perspectiva é de uma produção amplamente maior do que a dos dois últimos anos”, ressalta.

Governo define estratégia para o setor agrícola

A perspectiva do governo do Estado é que o prognóstico da estação chuvosa possa ser apresentado até o final do mês de janeiro pelos meteorologistas da Emparn/RN, como está previsto para a maioria dos Estados nordestinos.
Segundo o secretário Tarcísio Bezerra Dantas, caso o prognóstico não estabeleça previsão de bom inverno para este ano, o Estado também está preparado para atender aos produtores rurais.
“Nós vamos aguardar até que os meteorologistas apresentem o prognóstico. No entanto, em caso de necessidade, eu posso afirmar que o governo está se preparado para combater a estiagem como vem ocorrendo este ano”, afirma o secretário

Estratégias

A governadora do RN, Rosalba Ciarlini tem realizado uma rede de cobertura em parceria com o Governo Federal, para atendimento dos agricultores em caso de novo período de estiagem. Ele avalia que além dos programas que asseguram o repasse de recursos aos agricultores, em caso de perda de safra, como o Garantia Safra, por exemplo, ações de infraestrutura realizadas pela gestão estadual também oferecem uma melhor condição de sobrevivência às comunidades que ainda são obrigadas a conviver com a falta de água.


Fonte: Jornal de Fato
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial