BANDIDOS COMPRAM KITS PELA INTERNET PARA CLONAR CARTÕES BANCÁRIOS

Bandidos estão comprando pela internet os dados dos clientes e kits para clonar cartões bancários. O comércio ilegal aparece em destaque em muitas páginas da internet. Em uma delas, está a oferta de um aparelho que grava os dados do cartão de crédito e débito para uma possível clonagem. É o chamado "chupa cabra". O anúncio afirma que “você vai saber tudo para entrar no ramo".

A página também oferece os números das tarjas magnéticas dos cartões e chamadas de trilhas. Os vendedores chegam a estabelecer condições para a compra, com promoções e troca do aparelho, se ele não funcionar. Em um site, eles negociam até informações de cartões internacionais. Outro endereço eletrônico oferece "um cartão prontinho para sacar e fazer qualquer compra".

Os interessados são muitos. A equipe do Jornal Hoje se passou por um deles e, na troca de mensagens, a quadrilha ofereceu cada tarja magnética por R$ 70.

O que prejudica a ação da polícia é que os golpistas se comunicam com os interessados por meio de bate-papos virtuais e se identificam com e-mails que são criados e modificados a todo instante, o que é difícil de rastrear. As contas bancárias usadas para depósito dos pagamentos também não fornecem pistas à polícia.

Para o delegado Jaime de Paula Pessoa a falta de uma lei específica dificulta o combate a esse tipo de crime. “Eles mesmo já estão fazendo movimentação em conta poupança, conta salário, conta corrente, sem sequer os titulares tomarem conhecimento. Num intervalo de tempo, eles invadem sua conta e fazem transferências. Eles vêm fazendo uma verdadeira ciranda usando a internet", diz o delegado.

Depois de vendidos, os aparelhos "chupa cabra" podem ser colocados em caixas eletrônicos e prejudicam gente como o aposentado João Sabino, que teve o cartão clonado depois de ir ao banco. “Eu peguei o extrato e fiquei surpreso. O que teria acontecido? Zerou a conta e eu não fiz esse saque", conta João.

Miguel Franklin de Castro, especialista em rede de computadores, diz que é preciso estar atento ao cartão quando utilizá-lo em pagamentos e caixas eletrônicos. Mas o principal cuidado é com o envio de dados pela internet. "Evite fazer compras em servidores que você não conhece a reputação. As informações importantes são o número e a data de vencimento do cartão e o código de segurança, que fica no verso. Com essas três informações você já pode fazer uma compra pela internet no nome de outra pessoa", explica o especialista.



AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário