EX-VEREADOR PODE ADERIR AO
 PROJETO POLÍTICO DO  PREFEITO JACKSON QUEIROGA

Uma fonte telefona para me  informar que um ex-vereador oposicionista deste município está retornando para o sistema do prefeito Jackson Queiroga. E a fonte acrescentou: “O ex-vereador levará um vereador para se somar aos cinco vereadores que dão sustentação política na Câmara Municipal ao Chefe do Executivo Municipal”.

Nota do Blog: Insisti com a fonte no sentido de obter o nome deste ex-vereador, mas infelizmente não obtive sucesso. Então, vamos aguardar. Seja quais forem os possíveis adesistas, entendo que fortalecerão a situação e enfraquecerão a oposição. Todavia, a situação deverá também ter o cuidado de preservar o conjunto de forças que lhe dá sustentação.

MINISTRO DA AGRICULTURA PEDE EXONERAÇÃO

Wagner Rossi é o 4º ministro a sair do governo Dilma. Seu pedido de exoneração foi feito na tarde de ontem. A presidente aceitou o pedido e aproveitou o ensejo para agradecer os seus relevantes serviços prestados à nação. A queda do ministro deu-se mais em função de denúncias trazidas na última edição da Veja, além de outras denúncias feitas pela Folha de SP.

GREVE DA UERN

Logo mais às 9h haverá uma Assembleia Geral dos Docentes para discutir a proposta enviada à categoria pelo governo do estado, mas é pouco provável que a greve termine, pois inclusive começou uma queda de braço governo/categoria, o que não é bom para as partes. Contudo, torço para que se chegue a um denominador comum.

CÂMARA MUNICIPAL TEM PENDÊNCIAS NO INSS

Fui ao INSS pegar uma Certidão de Tempo de Contribuição, inclusive àquele referente ao período em que fui vereador neste município, mas para minha surpresa o sistema detectou que a Câmara Municipal tem uma pendência de débito referente ao período de 1997 a 2000. Espero que essa pendência seja resolvida pelo o atual Presidente que,  talvez sequer saiba do fato.

Nota do Blog: Sugiro que o atual Presidente verifique os arquivos da Câmara para se inteirar sobre o débito e tomar as providências cabíveis, pois, é ele que representa a Casa na atualidade.

DECRETO SOBRE O CAMINHO DO DINHEIRO DA EDUCAÇÃO

Entra em vigor dia 25 de agosto um decreto que muda as regras para as transferências automáticas de recursos da União a Programas de Educação de estados e municípios e do Distrito Federal. A medida faz com que seja mais fácil acompanhar o caminho percorrido pelo dinheiro desde os cofres públicos até os fornecedores e comprovar se ele está sendo utilizado nos programas para os quais se destina. O decreto foi criado após a Controladoria Geral da União (CGU) identificar problemas nas transferências automáticas, responsáveis por 50% dos recursos que o Governo Federal repassa à Educação. Com a medida em vigor, caberá ao Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) orientar estados e municípios sobre as novas regras. O QUE MUDA COM O DECRETO: Estados e municípios podiam abrir diversas contas em diferentes bancos para receber os recursos da União. Agora, só serão aceitas contas específicas por projeto, abertas em instituições federais e oficiais. FORNECEDORES recebiam por cheque, dinheiro ou transferência bancária. Agora, os pagamentos só serão feitos via transferência bancária identificada. UMA EXCEÇÃO: Podem ser sacados até 8 mil reais por projetos para despesas menores. Os fornecedores devem ser identificados e só podem receber até 800 reais cada um. PROGRAMAS ATINGIDOS: PNATE, FUNDEB, PROJOVEM, BRASIL ALFABETIZADO E EJA.

O NOSSO PORTUGUÊS

Em quais situações deve-se usar a palavra “bastante” no Plural? A palavra “bastante” pode funcionar como adjetivo ou advérbio. Quando adjetivo, admite flexão de número e concorda com o nome a que se refere. Nesse caso, pode ser substituída por muitos (as) ou por suficientes. Quando advérbio, o termo não deve ser flexionado. Como dica prática, nesse caso, ele pode ser substituído por muito (singular). (Consultoria ERNANI TERRA, doutorando em Língua Portuguesa pela PUC-SP).

VEJAM ALGUNS EXEMPLOS: Eles falam BASTANTE. (Falam muito); BASTANTES pessoas compareceram à reunião. (Muitas pessoas); Não há provas BASTANTES para condenar o réu. (Provas suficientes); Elas são BASTANTE simpáticas. (Elas são muito simpáticas); Havia BASTANTES razões para ele comparecer. (Muitas razões). (Revista Nova Escola, Agosto/2011)
PR NA BASE ALIADA DA GOVERNADORA ROSALBA

A política é mesmo dinâmica. O zum, zum, zum de momento na política potiguar é a possibilidade de o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, desembarcar na base de apoio à governadora Rosalba Ciarlini.
Nas eleições de 2010, João Maia jurou "amor eterno" ao então governador Iberê Ferreira (PSB), apoiando-o na reeleição ao governo do Estado.
Mas os tempos são outros e oposição é como árvore pequena: não dá sombra.

MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS

3º) Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.

Nota do Blog: Estamos publicando um mandamento a cada dia

POSTAGENS SEGUINTES:

1. DEPUTADO ROMÁRIO EM MOSSORÓ NESTA SEXTA-FEIRA 19

2. DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA ENGRANDECE A EDUCAÇÃO DO RN

3. GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI CUMPRIMENTA PARTICIPANTES DA MARCHA DAS MARGARIDAS

4. ESTÁDIO DAS DUNAS: ATRASO DAS OBRAS SERÁ RECUPERADO ATÉ INÍCIO DE 2012

5. MARAJÁS DO CONGRESSO NACIONAL