REFLEXÕES EDUCATIVAS

REFLEXÃO 1 – Há um ditado chinês que diz que, se dois vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães; cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada CARREGANDO UMA IDEIA, ao se encontrarem, trocam as ideias; CADA UM VAI EMBORA COM DUAS. Quem sabe, é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir ideias, para todos terem pão... (Cortella, 1998).

REFLEXÃO 2 – A realidade pode ser mudada só porque e só na medida em que nós mesmos a produzimos, e na medida em que saibamos que é produzida por nós. (Kosik, 1976 : 18).

REFLEXÃO 3 – UM APRENDIZ SONHADOR – Ser professor é, antes de tudo, ser aprendiz. É saber que a tarefa de educar não se restringe a repassar conhecimentos científicos que foram sendo adquiridos ao longo da vida escolar. É admitir o processo ensino-aprendizagem como um momento privilegiado de conhecimentos, sejam eles sistematicamente organizados pelo professor, ou da experiência dos alunos.

REFLEXÃO 4 – Pouco se cria e muito se repete.

REFLEXÃO 5 – Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. (Guimarães Rosa/Grande Sertão: Veredas.

REFLEXÃO 6 – “Esse Aluno não sabe de nada!”. Quem acredita que basta ter a intenção de ensinar não se constrange em culpar o aluno que não conseguiu aprender...

REFLEXÃO 7 - “A primeira iniciativa para lidar com uma criança com dificuldades é valorizar o que ela já sabe, baseando-se nisso para novos aprendizados. (Luis Carlos de Menezes, Nova Escola, outubro, 2010).

REFLEXÃO 8 – “A educação nos faz enxergar com outros olhos o que acontece à nossa volta e nos ajuda a sair da resignação mortal para o desejo de que as coisas melhorem”. (Luft Lya, Veja, 22/12/2010).

REFLEXÃO 9 – “As escolas perdem tempo ensinando habilidades que foram úteis no passado.” (Fernando Reimers, professor da Universidade de Harvard, em entrevista à revista Nova Escola).

REFLEXÃO 10 - A TENSA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLAS – O sucesso é multivitelino e o fracasso é órfão. Na educação brasileira, não é diferente. Políticos, “o sistema”, o capitalismo, as elites, a herança escravocrata: cada pessoa tem o seu vilão. Mas para os educadores brasileiros os culpados potenciais são os pais d%os alunos. Quando se perguntou, em pesquisa da Unesco, quais fatores influenciam a aprendizagem, o item campeão para os nossos professores foi “acompanhamento e apoio familiar”, mencionado por 78%. “Competência do professor foi citado por apenas 32%; “gestão da escola’, por só 10%. Em livro de Tânia Zagury, quando falam sobre a indisciplina do alunado, 44% dos mestres apontam a “falta de limite” dos alunos como causa. Outros 19% são mais diretos e atribuem o problema à “falta de educação familiar”. A INABILIDADE DO PROFESSOR não é mencionada nem como hipótese.

Comentário do Blog: A Lei 9.394/96, mais conhecida como LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no seu artigo 2º diz: “A educação, DEVER DA FAMÍLIA e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Veja que a família antecede o Estado.

REFLEXÕES 11 - TODAS DO PROF. PAULO FREIRE
- "Ninguém educa ninguém, ninguém educa si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".
- A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
- A ignorância é a maior multinacional do mundo".
- "Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão".
- Os sonhos devem ser ditos para começar a se realizarem. E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados. O adiamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento".
- "A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém".
- "Mudar é difícil mas é possível.