FIQUE POR DENTRO

- TÚNEL DO TEMPO: A coluna “Túnel do Tempo” deste Blog será publicada apenas aos sábados. Nela, publicaremos fotos históricas municipais, estaduais e nacionais. Você, leitor, pode nos enviar fotos para este blog publicar, através do e-mail filho.escolasticopaulino@hotmail.com. É importante frisar que foi este veículo de comunicação que primeiro teve a iniciativa de postar fotos antigas de acontecimentos realizados neste município, mas já estão querendo nos imitar.

- EDUCAÇÃO TODA VIDA – Criei esta citação  em virtude de ser professor de carreira há mais de três décadas. Iniciei como professor do ensino fundamental; depois passei a lecionar no ensino médio, e por último ingressei na educação superior da UERN através de concurso público com Dedicação Exclusiva, por isso pedi exoneração do ensino fundamental e médio e até hoje me encontro em pleno exercício com todo vigor, sem pensar sequer em aposentadoria, pois sou realizado com minha profissão. Amo-a. Por isso, acho que tenho moral para falar sobre educação, ao contrário de alguém que tenta escrever para um Blog sobre educação sem conhecer praticamente nada da área. Por último, quero informar que este blog jamais fará artigos fofoqueiros, nem tampouco tentará imitar outros blogs, nem tratará pejorativamente seus leitores, pois, vocês são a razão do nascimento deste. Falo isto, porque um blog desta cidade postou ontem uma matéria com alguns professores deste município, inclusive com fotos,  e em seguida deletou-a e comentou que não precisa de vocês, professores. Entendo que os mestres foram menosprezados e destratados.

- NOVO PREFEITO DE F. GOMES - Tonny Johnny, Presidente da Câmara Municipal de Frutuoso Gomes assumiu o cargo de Prefeito em substituição ao prefeito cassado Dr. Lucídio Jácome. A posse aconteceu na tarde de ontem, até que o recurso do prefeito afastatado seja julgado pelo TRE. Todavia, há uma grande chance de uma nova eleição.

URGENTE/AGORA 12:05h : Segundo o Blog de Raimundinho Duarte, Dr. Lucídio estava em Natal e já se encontra a caminho de Frutuoso Gomes para reassumir o mandato em função de ter ganho o recurso no TRE.
GREVE DA UERN - O Governo do Estado encaminhou proposta de reajuste salarial aos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em greve desde o último dia 31 de maio. No ofício (nº 1.699/11), da Secretaria Estadual de Administração a Recursos Humanos, o Governo propõe aumento de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013 e 7,43% para abril de 2014.

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) considera a proposta um avanço nas negociações para o fim da paralisação, porque tecnicamente é a primeira apresentada pelo governo, segundo o sindicato, mas que ainda não é a proposta ideal.

APOSENTADORIA TERÁ IDADE AUMENTADA – Para acabar com o “fator previdenciário” que corrõe o salário do empregado quando se aposenta o governo estuda aumentar a idade para homens e mulheres se aposentarem. Matéria completa numa das postagens seguintes.

- PRIMEIRO MANDAMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS: A partir de hoje publicaremos a cada dia um dos dez mandamentos das relações humanas. 1º) FALE com as pessoas. NADA é tão agradável e animado quanto uma palavra amiga, particularmente hoje em dia quando precisamos de “sorrisos amáveis.

- BONS PROFESSORES SÃO MESTRES TEMPORÁRIOS, PROFESSORES FASCINANTES SÃO MESTRES INESQUECÍVEIS – Um bom professor é lembrado nos tempos de escola. Um professor fascinante é um mestre inesquecível. Um bom professor procurar os alunos, um professor fascinante é procurado por eles. Um bom professor é admirado, um professor fascinante é amado. Ser um mestre inesquecível é formar seres humanos que farão diferença no mundo. (Fragmento extraído do Livro Pais brilhantes / Professores fascinantes.

- SER PROFESSOR É SER PESQUISADOR – É estar sempre indagando e buscando novos caminhos para ajudar com mais eficácia o desenvolvimento das competências cognitivas, afetivas e sócio-culturais dos estudantes. Para isso, o ofício de educar não pode ser visto como um ato estático, mas como algo em constante ampliação. Assim, o professor não pode ver sua formação como suficiente, deve estar disposto a filiar-se ao regime de formação continuada. Ser professor é acima de tudo ser SONHADOR E OTIMISTA. É acreditar que, apesar dos obstáculos e limitações que permeiam o nosso dia a dia, podemos sempre fazer melhor.

- REFLEXÃO - "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja prática". Paulo Freire