DEPUTADOS CHICO ALENCAR (PSOL-RJ) E JEAN WYLLYS (PSOL-RJ) SÃO CONSIDERADOS OS MAIS ATUANTES PELOS JORNALISTAS

Deputado Chico Alencar (PSOL-RIO)

Os deputados do Rio de  Janeiro foram os que mais receberam votos dos jornalistas na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2011. No Senado, as maiores votações foram dadas aos gaúchos.

A Câmara tem 513 deputados. O Senado, 81 senadores. Mas boa parte deles não foi lembrada uma vez sequer pelos 267 jornalistas de 55 diferentes veículos que votaram na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2011. São os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional que escolhem livremente aqueles que compõem a lista de finalistas para o prêmio. Este ano, foram lembrados nessa primeira etapa 182 deputados federais (os 26 mais votados são os finalistas) e 61 senadores (os finalistas são os 11 mais votados).

Concluída a escolha dos jornalistas, começa a segunda etapa do prêmio, quando a lista dos deputados e senadores finalistas na categoria geral e nas categorias especiais começa a ser submetida aos leitores do Congresso em Foco. Nesta segunda etapa, que se iniciou na última segunda-feira (22), todos podem votar.

A votação entre os jornalistas destacou as bancadas do Rio de Janeiro na Câmara e do Rio Grande do Sul no Senado. Foram os deputados do Rio que somaram mais votos entre os jornalistas, especialmente pelos desempenhos de Chico Alencar (Psol-RJ) e Jean Wyllys (Psol-RJ). Como já acontecera no ano passado, Chico Alencar venceu a votação entre os jornalistas, com 120 votos. Jean foi o terceiro colocado, com 74 votos. Entre os dois, ficou Reguffe, do PDT do Distrito Federal, com 118 votos. De acordo com a última parcial da votação na internet, Jean Willys lidera na preferência dos leitores.

Os deputados do Rio receberam 321 votos, 26% do total. Em segundo lugar, ficou São Paulo, com 295 votos, 24%. O Distrito Federal, de Reguffe, ficou em terceiro, com 152 votos, 12% do total. O Rio Grande do Sul teve na votação dos deputados, 11%, ou 11%.