ESTÁDIO ARENA DAS DUNAS: ATRASO DAS OBRAS SERÁ RECUPERADO ATÉ INÍCIO DE 2012

Até março de 2012 o ritmo das obras em Natal vai estar igual ao das demais cidades que largaram na frente nos serviços com vistas à Copa do Mundo Fifa em 2014. A estimativa é do secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa, Demétrio Torres, que descartou uma eventual competição com as demais cidades-sedes. Em entrevista ao Diário de Natal o secretário ressaltou o que sempre vem dizendo desde que assumiu a pasta da Secopa, que "até dezembro de 2013 a cidade terá entregue as obras da Arena das Dunas".

O primeiro passo prático para bater essa meta está sendo o serviço de terraplanagem do terreno do entorno do complexo Machadão-Machadinho, área onde será erguida a maior construção natalense para o Mundial de 2014. A previsão para conclusão é de 90 dias, a contar do início desta semana quando foram iniciadas as obras. Dentro desse período, porém, mais precisamente em 60 dias, também deverão iniciar os serviços de fundação - estruturas de fixação ao solo - nas áreas já aplanadas, como explica Demétrio Torres. "Esse cronograma da terraplenagem contém 2 mil itens e eles serão executados muitas vezes ao mesmo tempo. É um processo que vai andando em várias frentes", explicou. "Nas áreas onde forem encerrando o serviço de terraplanagem nós já poderemos liberar o início da fundação e depois até mesmo o início da estruturação", disse.

Demétrio ressaltou ainda que, justamente pelos motivos acima citados, a etapa de terraplenagem é uma das mais importantes do processo, já que está sendo feita na área onde será construída a maior parte da arena, que ocupará apenas cerca de 10 a 15% da área onde hoje é o Machadão.

Concreto do Machadão será reutilizado

Como já havia sido adiantado pela Secopa, alguns materiais do Machadão serão reutilizados na construção da nova arena. Demétrio Torres salienta, entretanto, que muitos deles não podem ser reaproveitados, como o gesso. "O que deve ser realmente aproveitado é o concreto, que irá ser usado na pavimentação de toda a área do entorno", disse. Durante a terraplenagem um serviço que desperta preocupação no secretário é a limpeza do terreno onde será construída a Arena das Dunas. Segundo ele é necessário cuidado com o material orgânico presente principalmente na área que passa pelo Centro Administrativo, onde já foi um local de acúmulo de água. "É preciso que todo esse material seja totalmente retirado, porque no momento em que se constrói alguma coisa em cima de um terreno com matéria orgânica, ela tende a ceder", explicou
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário