FIQUE POR DENTRO

GREVE NA UERN: FALTA VONTADE POLÍTICA DO GOVERNO PARA ATENDER AOS PROFESSORES, ALUNOS E TÉCNICOS

Nós percebemos que as chances de que a greve fosse acabar hoje eram muito grandes, reais, mas a resposta negativa dada pelo secretário de planejamento provocou a reação inversa”, explicou o vice-presidente da associação, Neto Vale, comentando o resultado da reunião realizada nesta quarta-feira (24), entre o secretário estadual de administração, Anselmo Carvalho e o comando da greve.

Na reunião, os representantes do movimento tentaram articular um novo escalonamento para o reajuste salarial - pagamento em quatro parcelas (2011, 2012, 2013 e 2014) - já aceito pelos grevistas. O Governo do Estado propõe um escalonamento regular, enquanto os professores e técnicos esperam que haja uma correção dos valores a cada ano.

“O que escutamos do secretário foi que de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal essa correção, por se tratar de uma coisa futura, não pode ser feita. Eles alegam que não há como trabalhar com um dado que ainda não existe”, explica Neto Vale. Uma saída apontada pela associação seria o escalonamento com índices de correção baseados nos anos de 2010 e 2011.

Outro ponto que ainda está sendo discutido pelos grevistas diz respeito ao descontingenciamento da verba da UERN. “O secretário explicou que essa é uma matéria que só pode ser solucionada com o fim da greve, até porque não há sentido negociar com uma instituição que está praticamente parada”, afirmou Neto.

“Sabemos que a greve está longa e também queremos que o movimento chegue ao fim, mas apenas se houver uma negociação justa. O comando da greve continua disposto a negociar”, declarou o vice-presidente da Aduern.
OPINIÃO DO BLOG: VALE RESSALTAR QUE A GREVE NA UERN NÃO É APENAS DOS PROFESSORES,  COMO TAMBÉM DOS ALUNOS E DOS TÉCNICOS. ESSE SERIA TAMBÉM UM MOMENTO IMPORTANTE PARA OS DEPUTADOS ESTADUAIS INTERMEDIAREM O MOVIMENTO, E ATÉ MESMO OUTRAS INSTITUIÇÕES.

LEI FICHA LIMPA
Fiz uma rápida leitura na Lei Complementar Federal n. 135/2010, mais conhecida por lei “ficha limpa”, e pude observar que a lei é muita rígida para quem quiser se candidatar nas futuras eleições. Veja-a na íntegra no site www4.planalto.gov.br. Clique em Lei Complementar e em seguida no ano 2010. Vale ressaltar que o STF determinou que a lei terá validade para as próximas eleições de 2012. É importante que os futuros candidatos se inteirem do real conteúdo da norma, pois a lei poderá impedir muitas candidaturas.

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA MULTA PARA MOTORISTA QUE TRANSPORTAR BEBIDA ALCOÓLICA

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou ontem (25), projeto que define como infração gravíssima o transporte de bebidas alcoólicas na CABINE de passageiros do veículo. Pelo texto, o motorista será punido com sete pontos na carteira e multa de R$ 191,44.

DEPUTADA LARISSA ROSADO COBRA DO GOVERNO UMA SOLUÇÃO PARA A GREVE DA UERN

Ontem à tarde, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) distribuiu release às redações dos jornais potiguares cobrando do Governo do Estado uma solução para a greve da UERN. Pediu respeito aos professores e disse que a situação era insustentável. Bateu duro no que chamou de intransigência da administração estadual.

DEP. LARISSA ROSADO NO JANTAR DA GOVERNADORA

À noite, esteve no jantar da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a quem tratou de “minha governadora” por diversas vezes, inclusive tirando fotos de todos os ângulos para mostrar que está em aproximação política. É o velho estilo do morde e assopra em que o discurso e a postura se modificam de acordo com o interesse. O povo já conhece muito bem isso.

DESPESA AÉREA DA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI

A governadora Rosalba Ciarlini gastou R$ 117 mil no aluguem de um jatinho e dois helicópteros somente na última segunda-feira. O jatinho a levou de Natal a São Paulo para participar do leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Os helicópteros fizeram o traslado dela e de comitiva pelos céus de São Paulo. O investimento se justifica afinal de contas se tratava de um importante leilão envolvendo um aeroporto que tende a ser muito útil ao RN.

DIÁRIAS

Em 2011 o Estado gastou R$ 6 milhões com diárias, sem falar nas despesas com deslocamentos, incluindo-se aí compra de passagens áreas e combustível nos traslados terrestres. Parece muito, mas para o tamanho do Estado é um valor razoável. O que ninguém pode desconsiderar, no entanto, é que este é o mesmo Governo que considera R$ 500 mil por dia na UERN como um “fardo”.

JÚRI ABSOLVE MULHER QUE MANDOU MATAR O PAI, COM QUEM TEVE 12 FILHOS

Uma mulher de 44 anos foi absolvida por um júri popular nesta quinta-feira (25) no Recife da acusação de mandar matar o próprio pai, com quem teve 12 filhos, em Caruaru. De acordo com o processo, o pai a submetia a abuso sexual desde que ela tinha 9 anos.

CRÔNICA DE HONÓRIO MEDEIROS SOBRE “ESPERTEZA POLÍTICA”

Meu amigo Fulano me disse que tinha se APOSENTADO DA POLÍTICA. “Como assim?”, perguntei-lhe. “Quer dizer que não vai mais exercer qualquer cargo público?” “E se seu candidato voltar ao Governo?” Meu amigo, que foi do segundo ou terceiro escalão do governo de um dos estados vizinhos (claro!) abriu um sorriso matreiro e respondeu condescendente: “eu não quero mais cargo nenhum, mas vou ajudar meus amigos porque você sabe como é, tenho filhos para criar, e no nosso mundinho só vai p’ra quem se dá bem com o ômi.”

MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS

8º) SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.