2012: O ANO DOS CONCURSEIROS

Muita gente sonha com o emprego público por todos os fatores positivos que ele traz: atuar no serviço público com salários valorizados em relação a muitas empresas privadas, ter estabilidade financeira e uma série de outros benefícios extrassalariais. Prova de que o interesse pelos concursos públicos é cada vez maior é a grande procura nos cursinhos preparatórios para concursos. Em Mossoró, uma das escolas para concurseiros já abriu a terceira turma em preparação ao concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

"Somando as três turmas já temos 220 alunos matriculados", ressalta a tesoureira Michele Azevedo. Para o concurso da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), que oferta várias vagas nos níveis médio e superior, já há mais de trinta alunos matriculados numa escola.

Para quem acompanha os editais neste começo de 2012 já tem muitas oportunidades para conquistar o emprego público que deseja, Além dos concursos do INSS e UFERSA, há ainda vagas para algumas prefeituras no Estado e para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFERSA).

Dicas

Só quem viveu a experiência de concurseiro sabe como é difícil o drama da competição. A professora Maria Aridenise Fontenelle, hoje professora da UFERSA, acabou entrando para a lista do Ranking Brasil por dois anos consecutivos (2010 e 2011) por ter sido aprovada em dez concursos públicos. Mas não foram feitos todos de uma vez como muitos pensam. Na verdade, há mais de uma década Aridenise vinha tentando a convocação como professora da área de Engenharia em várias universidades brasileiras, que geralmente disponibilizavam uma vaga. Ela passava, mas não era chamada até que finalmente pôde ser chamada para a universidade federal.

"Entendo bem esse dilema e comigo foi difícil, pois tinha de estudar, tendo dois empregos, estudando para um doutorado, tudo isso ao mesmo tempo", ressalta.

Mas, com sua experiência, Maria Aridenise dá algumas dicas para os concurseiros veteranos: "É importante aprender com os concursos anteriores, tentar entender o que fez de errado e tentar corrigir isso na próxima tentativa. É importante ter o conhecimento técnico, mas muito mais é identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar os fracos para melhorar o desempenho. Depois, é preciso abrir mão de finais de semana, de momentos de diversão para se dedicar aos estudos nem que seja um pouco", explica Aridenise.

Com dicas valiosas como estas, resta apenas ficar atento às oportunidades que surgirem e seguir em frente no objetivo.