Os diplomas concedidos a estudantes brasileiros por instituições estrangeiras de educação superior de "reconhecida excelência acadêmica" poderão ter revalidação automática no Brasil. A medida consta de projeto de lei do Senado (PLS 399/11) apresentado por Roberto Requião (PMDB-PR) que terá decisão terminativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
O projeto inclui os diplomas de graduação, mestrado e doutorado entre os que podem vir a ser revalidados automaticamente. E estabelece que o poder público divulgue periodicamente a lista de cursos e instituições que serão beneficiados pela medida. A proposta está sendo analisada pelo relator, Cristovam ¬Buarque (PDT-DF).
Requião afirma que um número cada vez maior de brasileiros tem procurado universidades estrangeiras, tendência que deverá crescer com o prometido envio de 75 mil estudantes ao exterior, dentro do programa federal de estímulo à formação de novos profissionais em ciências e engenharias. Com a proposta, o senador acredita que serão evitados os longos e caros processos de revalidação de diplomas.
Fonte: Agência Senado
OPINIÃO DO BLOG: As melhores universidades estão localizadas no exteior. Por isso, nada mais justo de que seus diplomas serem revalidados automaticamente no Brasil. Pior, são os Diplomas "PP" emitidos por algumas universidades particulares brasileiras.
0 Comments:
Postar um comentário