EDUCAÇÃO: - ARMA DA CHINA PARA SE TORNAR POTÊNCIA MUNDIAL É SEU SISTEMA DE ENSINO BASEADO NO MÉRITO. QUE GRANDE LIÇÃO PARA NÓS DO BRASIL!

IDEOLOGIA PARA QUEM PRECISA, MAS SEM ATRAPALHAR AS AULAS

Depois da cerimônia de hasteamento da bandeira, os alunos de cada escola de Xangai vão para as salas de aula, onde encontrarão professores focados em  ensinar e não em fazer proselitismo ideológico e até partidário, como é comum ocorrer nas escolas brasileiras.

CHOQUE DE CULTURA

Ana Clara Pereira de Freitas, de 7 anos, e Giovanni Iduíno, de 10, são filhos de diplomatas brasileiros e estudam em uma escola chinesa em Pequim. A vida escolar da dupla ficou muito mais dura. "Na escola que eu frequentava, no Rio de Janeiro, o trabalho de casa era uma folhinha de papel e acabou. Aqui eu volto para casa às 3 da tarde e preciso ficar fazendo dever até a hora do jantar', diz Ana Clara. Giovanni confirma a impressão da colega de que o sistema chinês é bem mais rígido. Diz ele: "Estou estudanto aqui no 4º ano matérias que não seriam dadas no Brasil nem no 6º. No dia em que eu faltei à aula, a professora me deu mais trabalho de casa para compensar a ausência e me obrigou a ficar estudando até no horário do almoço"

OS INVENTORES DA MERITOCRACIA

Na china imperial, os cargos na burocracia já eram preenchidos de acordo com os resultados de exames acadêmicos. Aqueles que obtinham as maiores pontuações eram guindados às carreiras mais prestigiosas. Até hoje é assim: um exame determina a escola que o aluno cursará. Ao final dela, outra exame, o Gao Kao, semelhante ao ENEN  determina a universidade à qual terá acesso. A estudante Keija Yang passou por toda essa peneira para chegar à Universidade Tsinghua, uma das melhores do país. A meritocracia é um conceito arraigado na China. Ela é o caminho dos mais humildes para a ascensão social. É assim desde os tempos dos mandarins, a partir do ano 605

A ROTINA DE SALA DE AULA

A liturgia é a mesma em todas as aulas. A professora nunca se atrasa, nem os alunos. A professora, de pé, se inclina em direção à classe e diz: "Bom dia, alunos". Os alunos, então, se levantam, se inclinam em direção à professora e, em uníssono, respondem: "Bom dia, professora". Não há "turma do fundão ou retaguarda", conversas paralelas nem problemas de disciplina. Para quem está acostumado com salas de aula em que uma minoria presta atenção e vários outros grupelhos paralelos se formam, cada qual falando sobre o seu assunto, é um espanto ver uma sala de aula com rigor chinês. No Brasil ainda se confunde ordem com autoritarismo e a desordem é confundida com liberalidade. Dessa confusão mental dificilmente sai uma aula que preste.

OS PROFESSORES SÃO TODOS ADEPTOS DO GÊNIO ALBERT EINSTEIN: O SUCESSO VEM DE 1% DE INSPIRAÇÃO E DE 99% DE TRANSPIRAÇÃO

Se raramente um aluno falta, um professor, nunca. Cui Minghua, 55 anos, diretora de escola em Pequim, fala que estar na carreira há 32 anos, dos quais mais de vinte como professora. Em todo esse tempo, tirou uma única licença médica para se submeter a uma operação. Fora isso, jamais deixou de cumprir seu dever diário de educar. Os salários não são tão atraentes