ELEIÇÕES 2022: Qual o tamanho da chapa “Farinho” nestas eleições?


Chapa "Farinho" foi um fenômeno restrito a lideranças políticas (Foto: reprodução)

Um dos fenômenos destas eleições foi a chapa “Farinho” que misturou a governadora Fátima Bezerra (PT) e o senador eleito Rogério Marinho (PL), duas figuras idelogicamente antagônicas.

É uma chapa que prosperou sobretudo entre os prefeitos e lideranças políticas.

O Blog do Barreto cruzou dados das eleições para estimar quantos eleitores votaram “Farinho”.

Numa eleição polarizada é preciso lembrar que Marinho colou a imagem dele, e com sucesso, na do presidente Jair Bolsonaro (PL), fidelizando o eleitorado do presidente.

Rogério teve 85.351 votos a mais que Bolsonaro. O que significa que pelo menos esta quantidade de eleitores votou em outros nomes para Governo e presidente. Aí é preciso levar em conta soma dos votos de Styvenson Valentim (PODE) e Fábio Dantas (SD) que foi 713.791, desconte os 10 mil votos de Geraldo Pinho (PODE), do partido de Styvenson e sobram 703.791.

Sobram 4.560 votos em Rogério que podem ter cruzado com o de Fátima.

Outra fórmula

Por outro lado, o campo da governadora Fátima Bezerra (PT) teve dois candidatos ao Senado que juntos somaram 950.510 votos. Fátima teve 115.986 a mais que a soma dos votos dos candidatos votados pela base lulista (Carlos Eduardo Alves e Rafael Motta).

Diminua os 115.986 votos que Fátima teve a mais que os seus aliados e cruze com os 85.351 votos que Marinho teve a mais que Bolsonaro e o resultado será 30.635.

Comparando as duas fórmulas dá para estimar algo entre 4.560 e 30.635 votos “Farinho”.

Esse seria o tamanho da chapa “Farinho”, um inusitado cruzamento ideológico. Claro é só uma estimativa e alguém pode ter uma fórmula diferente e pode contribuir para o debate.

No meu entendimento foi um fenômeno mais restrito as lideranças políticas do que um efeito político de massa.

Fonte: Blog do Barreto

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário