Campanhas dos dois candidatos ao Palácio do Planalto definem últimas estratégias e focam em conquistar votos de indecisos
A uma semana para o segundo turno das eleições, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) traçam as últimas estratégias desta reta final. Tanto a campanha do atual presidente quanto a do petista estão focadas em segmentos considerados primordiais para uma eventual vitória.
Levantamento do Metrópoles com base nas intenções de voto dos dois candidatos em grupos do eleitorado aponta que o ex-presidente e o titular do Planalto têm disputado, de forma acirrada, os votos dos indecisos. A reportagem considerou as três rodadas divulgadas pelos institutos Ipec e Datafolha para o segundo turno e analisou as mudanças entre sete segmentos:
população de baixa renda com salário de até dois salários mínimos;
mulheres;
jovens de 16 a 24 anos;
católicos;
evangélicos;
regiões Nordeste e Sudeste.
“A gente está vendo uma diferença entre Lula e Bolsonaro de cerca de dois por cento dos votos válidos. E quando a gente olha, o percentual de votantes indecisos também é de dois por cento. Ou seja, os indecisos são exatamente a diferença que um candidato tem do outro. Isso pode funcionar como um ponto de virada”, explica Eduardo Galvão, analista político e professor de Relações Institucionais do Ibmec Brasília.
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