CONGRESSO NACIONAL REFERENCIA MEMÓRIA DO EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO


Está marcada sessão solene conjunta do Congresso Nacional na quarta-feira (10), às 10h, para reverenciar a memória do senador e ex-presidente da República Itamar Franco, morto no dia 2 de julho último. A sessão será realizada no Plenário do Senado.

Itamar destacou-se como defensor da campanha conhecida como "Diretas Já", em 1984, em apoio à emenda do deputado Dante de Oliveira - que pretendia restabelecer eleições diretas para presidente da República - e participou ativamente dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, iniciados em fevereiro de 1987. Foi, no entanto, como presidente da República (1992-1994), que realizou seu maior feito: lançou o Plano Real, considerado o mais amplo e bem-sucedido programa econômico já realizado no país, pondo fim à hiperinflação e estabilizando a economia.

Contando com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, Itamar determinou que o programa para lançar o Real fosse feito de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária ao seu êxito. Esse fato tornou o então ministro da Fazenda o homem mais forte e poderoso de seu governo, fazendo de Fernando Henrique um candidato natural à sua sucessão. Eleito para dois mandatos consecutivos, Fernando Henrique deu continuidade à implementação do Plano Real - dividido em três etapas, sendo as duas primeiras implantadas enquanto FHC era ministro.

Durante a Constituinte, Itamar defendeu o rompimento das relações do Brasil com países que desenvolvessem política de discriminação racial, o estabelecimento do mandado de segurança coletivo, a remuneração de 50% a mais para o trabalho extraordinário e a jornada semanal de 40 horas, entre outras propostas. Manifestou-se contra a pena de morte, o presidencialismo e o aumento do mandato presidencial para cinco anos.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENTE
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário