Chuva provoca estragos em Angicos/RN

 Tribuna do Norte - Município situado na região Central onde, historicamente, menos chove no Rio Grande do Norte, Angicos registrou o maior índice pluviométrico do fim de semana – 237,8 milímetros, o que provocou estragos num trecho da rodovia estadual RN-263, que liga Angicos a Afonso Bezerra e no acesso da cidade ao campus da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).

Angicos: base da ponte sobre o rio Caatinguinha foi danificadaAngicos: base da ponte sobre o rio Caatinguinha foi danificada

Até o Dia de São José (quinta-feira, 19), o acumulado de chuvas deste ano em Angicos era de 69,7 mm, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mas somente com a chuvas do fim de semana, o acumulado de 2015  ficou em 307,5 mm, equiparando-se, praticamente, ao menor volume anual registrado nos últimos três anos de estiagem, pois em 2012, choveu 294,2 mm.
Por conta dos estragos, o  diretor do 3º Distrito regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN), com sede em João Câmara, Diassis Macedo foi a Angicos averiguar o rompimento de uma galeria pluvial. Até o fim da tarde de ontem, o tráfego de veículos estava liberado em apenas uma faixa da RN-263, que não suportou a força das águas. A enxurrada levou uma manilha que servia de drenagem das águas pluviais. Caso não continue chovendo, uma equipe do DER deve chegar ao município para iniciar os reparos da estrada.
Em virtude do rompimento de parte da estrada de acesso da cidade à Ufersa, as aulas foram suspensas, até que o DER restaure o trecho. No município, pelo menos três açudes, entre eles o Açude José Teodoro (conhecido como Açude Velho) que estava seco, ganhou água.
O chefe do Setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, disse que as chuvas do fim de semana ocorreram em quase todas as regiões do Estado, sendo que em Fernando Pedroza, também situada na região Central, ocorreu o segundo maior índice pluviométrico do RN – 157,3 mm. Três pequenos açudes da região romperam por causas das chuvas.

Gilmar Bristot avisou que esta semana vai ser de ocorrências de chuvas no litoral e no interior do RN, “porque a Zona de Convergência continua atuando sobre o Nordeste”, o que pode contribuir para a recuperação dos sistemas de reserva hídrica do Estado, onde choveu em 104 dos 167 municípios, segundo a Emparn.

“Como já vem chovendo constantemente nesses dias, o solo está encharcado, a possibilidade de chuvas nas próximas semanas, pode contribuir para drenar as calhas de rios e alimentar os açudes”, disse Bristot.
Em algumas regiões, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem boas expectativas quanto à possibilidade das chuvas encherem os reservatórios, principalmente aqueles que estão em colapso de água, como o açude Monte Alegre, em Carnaúba dos Dantas, que está seco desde 2013. Com as chuvas do fim de semana, o açude Monte Alegre  restaurou em 40% a sua capacidade volumétrica, que é de 1.421.600 metros cúbicos.
“As chuvas renovaram as esperanças de todos. Foram registrados 105 mm nos índices pluviométricos em Carnaúba dos Dantas. Nossa equipe irá inspecionar o açude Monte Alegre para agilizar a reativação do sistema o quanto antes.”, informou Rosy Gurgel, gerente da Regional Caern de Caicó. Segundo a Caern, as chuvas recentes no Seridó ainda não foram suficientes para alterar a situação de colapso de abastecimento.
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário