Governo do RN impõe ordem e Justiça transfere líderes dos motins nos presídios estaduais

O Presídio Federal de Mossoró recebeu nesse sábado 16 presos apontados como os líderes dos motins e rebeliões realizados na última semana no Rio Grande do Norte. Os detentos são da Penitenciária de Alcaçuz, do Presídio Rogério Coutinho Madruga e da Cadeia Pública de Nova Cruz. O juiz da Vara de Execuções Penais Henrique Baltazar afirmou que a grande maioria dos transferidos é do Rogério Coutinho Madruga.

O magistrado esclareceu ainda que a transferência para Mossoró é provisória até o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) definir o destino desses presos. “Como eles são do Rio Grande do Norte não podem ficar no presídio federal do mesmo Estado, irão para outros presídios federais”, observou o juiz. Ele destacou ainda que a transferência “reduzirá a liderança nos presídio, mas não é suficiente”.

O magistrado explicou ainda que a transferência para o presídio federal foi uma alternativa para manter os presos longe da comunicação de telefone celular. Os detentos deverão permanecer seis meses ou um ano nas penitenciárias federais. No entanto, caso sejam registradas novas informações, os presos podem ter sua permanência adiada por outro período.

“Os presídios federais são mais rígidos, tem um controle maior. O de Mossoró, por exemplo, deve ter pouco mais de 100 presos (com a chegada dos 16 que foram transferidos nesse sábado) para 300 agentes penitenciários”, ressaltou o juiz Henrique Baltazar.

O juiz Henrique Baltazar esteve ontem no Presídio Rogério Coutinho Madruga e demonstrou preocupação com as informações repassadas pelos presos. Os detentos relataram um suposto acordo que teria sido feito com um represente do Governo do Estado. “O que eles me disseram é que uma pessoa, que eles não sabem quem é, falou em nome do Estado e negociando coisas que são inegociáveis. Prometeram, por exemplo, televisão nas celas e cigarro. Isso não pode”, comentou.

A transferência

A transferência dos 16 presos do sistema penitenciário estadual para o presídio federal de Mossoró começou a ser organizada logo no início da manhã, mas apenas às 10h10 um ônibus de turismo deixou a penitenciária de Alcaçuz sobre forte escola formada pela Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Operações Especiais e Força Nacional. Além disso, uma van do sistema penitenciário também acompanhou o comboio.

Todos os presos foram dentro do mesmo ônibus.