Comissão eleitoral divulga edital que rege processo de votação para Reitor da UERN

A Comissão Eleitoral da Uern divulgou na terça-feira (15) o edital que rege o processo de escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Segundo o documento, os candidatos devem se inscrever entre os dias 21 e 25 deste mês.
As inscrições das chapas devem ser feitas dentro do prazo estipulado, pela manhã das 8h às 11h, e à tarde das 14h às 17h. Os candidatos deverão se dirigir à sala da Comissão Eleitoral localizada no edifício anexo à Reitoria. Para registrar as chapas os concorrentes deverão ter em mãos a declaração do Departamento de Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (DP/Prorhae), documento comprobatório de afastamento e uma foto 5x7 colorida.
Apenas três professores confirmaram pré-candidatura: Antônia Dantas, Pedro Fernandes e Gilton Sampaio. A professora Moêmia Gomes cogitou lançar-se pré-candidata à Reitoria da Uern, mas anunciou desistência.
Na eleição, que ocorrerá dia 20 de março, o voto será facultativo e a escolha do candidato não poderá ser realizada por correspondência ou procuração. A votação será proporcional entre os três segmentos acadêmicos, isto é, 70% do corpo docente, 15% do corpo técnico-administrativo e 15% do corpo discente, percentuais calculados sobre o total de eleitores que comparecerem à eleição.
Ao votar cada eleitor poderá escolher apenas um nome para reitor/a e para vice-reitor/a. Terão direito a voto os professores pertencentes ao quadro permanente da instituição, aqueles que estiverem em situação de contrato provisório, os servidores e os técnico-administrativos pertencentes ao quadro permanente e os profissionais que estiverem em situação de contrato provisório.

Fonte: O Mossoroense