Presidenta Dilma é a mais beneficiada com a desistência de Marina, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (13) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que a presidente Dilma Rousseff pode ser a principal beneficiada com eventual saída da ex-senadora Marina Silva da disputa pela Presidência da República no ano que vem.
Segundo o levantamento, Dilma receberia 42% dos votos de Marina. O senador Aécio Neves (PSDB) ganharia 21%, e o governador de Pernambuco e aliado de Marina, Eduardo Campos (PSDB), 15%. Entre os entrevistados, 16% votariam em branco, nulo ou nenhum e 7% não sabiam ou não quiseram responder.
Marina Silva se filiou na semana passada ao PSB, depois de ter negado pela Justiça Eleitoral o registro da Rede Sustentabilidade, o partido que pretende criar. O PSB garante que o candidato à Presidência é Campos. Marina poderia ser vice, mas os dois deixaram claro que a definição sobre a chapa para concorrer às eleições só sairá no ano que vem.
O levantamento deste domingo é um desdobramento da pesquisa divulgada no sábado – veja no quadro ao lado -, que apontou Dilma com 42% das intenções de voto e vencendo no primeiro turno se a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários Aécio e Campos.
As candidaturas consideradas são prováveis – só serão oficializadas pelos partidos no primeiro semestre do ano que vem. A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.
O Datafolha entrevistou 2.517 eleitores em 154 municípios nesta sexta-feira (11), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em simulações feitas pelo Datafolha com Marina Silva na disputa, a eleição iria para o segundo turno. A ex-senadora aparece com até 29% das intenções de voto a depender do cenário.
Serra em vez de Aécio
O Datafolha simulou ainda o que ocorreria com os votos de Marina Silva caso o candidato do PSDB fosse o ex-governador de São Paulo, José Serra, e o resultado foi parecido com o cenário considerando Aécio Neves como candidato.
Dilma ganharia 40% dos votos da ex-senadora, contra 25% de Serra e 15% de Eduardo Campos. Dos ouvidos, 15% votariam em branco, nulo ou nenhum e 6% não sabiam ou não quiseram responder.

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial