Prova
teve letra de música de Gabriel o Pensador, questão sobre conflitos no
Egito e texto sobre Steve Jobs (Foto: Ramon
Moreira/Divulgação/AP/Toshiyuki Aizawa/Reuters)
A prova de linguagens e matemática deste domingo (27) do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) trouxe um texto em inglês sobre o Steve Jobs, o
fundador da empresa de tecnologia Apple, e o candidato tinha de
responder qual sua contribuição para a tecnologia. Em português, uma das
questões trouxe um trecho da música "Até Quando" do cantor Gabriel o
Pensador. Também uma das questões citava os protestos no Egito e a
relação deles com a internet.
A redação teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
Em inglês, a prova trouxe, ainda, texto das Nações Unidas sobre Honduras e outro sobre a morfina produzida pelo corpo humano.
O trecho da música do Gabriel o Pensador que caiu na prova foi o
seguinte: "Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta/ Levanta
aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve, você pode, você
deve, pode crer/ Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver/
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu não quer
dizer que você tenha que sofrer." Os candidatos tinham de responder por
que a linguagem dessa letra chamava a atenção.
A prova lembrou de elementos de nossa cultura, com a história das
quadrilhas em festas juninas e pediu para os alunos identificar qual
música pertencia ao período após o tropicalismo na música brasilieira.
As alternativas citavam trechos das letras de "As Pastorinhas", de Noel
Rosa e Braguinha; "A noite do meu bem" de Dolores Duran, "No Rancho
Fundo", Ary Barroso e Lamartine Babo; "Ovelha Negra", de Rita Lee; e
"Chega de Saudade", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
A relação dos jovens com a internet foi abordada em algumas questões.
Em uma delas, um texto que citava o cyberbullying e como o anônimato
possível na rede de computadores ajudava os 'bullies' a serem mais
cruéis com a vítima.
Em português caiu também um cartaz sobre o derretimento das calotas
polares, onde era necessário relacionar a parte gráfica com a escrita.
Artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente também foram abordados,
além de um texto sobre adolescência e obesidade publicado pela Revista
Saúde.
Um edital da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo sobre o
tombamento de imóveis nas esquinas das ruas Augusta e Consolação foi
colocado na prova. Na pergunta, o candidato precisava assinalar a
alternativa que melhor expressava concordância com a ação da pasta.
Machado de Assis (Foto: TV Globo/Reprodução)
Outra questão em português trouxe uma carta de um estudante do século
20 descrevendo o começo do Brasil com palavras da grafia antiga. Os
estudantes tinham de responder por que o texto estava fora do padrão
atual.
A tela Descobrimento do Brasil, de Portinari, também apareceu na prova
do Enem. Trechos da carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento
do Brasil, do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de
Assis, e "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, serviram como base
para perguntas.
Caiu também uma questão sobre os protestos no Egito e uma charge sobre trabalho infantil de autoria de Pawla Kuczynskiego.
Matemática
Na prova de matemática houve a predominância de cálculo de área de todos os objetos, cálculo de tangente, perguntas sobre lucro e porcentagem, com exemplos que traziam o aluno para situações da vida real, como calcular o melhor custo/benefício ou saber qual empresa deu mais retorno em menos tempo. Conhecimentos mais específicos sobre logaritmo foram requisitados. A maioria das questões pedia que o aluno soubesse lidar com conversão de unidades, de minutos para segundos, de centímetros para metros, entre outras.
Na prova de matemática houve a predominância de cálculo de área de todos os objetos, cálculo de tangente, perguntas sobre lucro e porcentagem, com exemplos que traziam o aluno para situações da vida real, como calcular o melhor custo/benefício ou saber qual empresa deu mais retorno em menos tempo. Conhecimentos mais específicos sobre logaritmo foram requisitados. A maioria das questões pedia que o aluno soubesse lidar com conversão de unidades, de minutos para segundos, de centímetros para metros, entre outras.
Fonte: G1